Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20568
Título: A contribuição do lúdico no processo de alfabetização na educação infantil
Autor(es): Witt, Josiane Zarth
Orientador(es): Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Brincadeiras
Crianças - Desenvolvimento
Ensino criativo
Play
Child development
Creative teaching
Data do documento: 9-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: WITT, Josiane Zarth. A contribuição do lúdico no processo de alfabetização na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2015.
Resumo: Esse artigo tem como objetivo analisar as contribuições do lúdico para o processo de alfabetização, utiliza uma metodologia qualitativa para observar a relevância da brincadeira no desenvolvimento como também na importância da criança em aprender de maneira motivada, favorecer um ambiente adequado para aprendizagem através de processos mais sistematizados que não sejam voltados unicamente para quadro e giz, que seja possível envolver cultura e conhecimento, e como este processo quando iniciado na educação infantil é essencial para o desenvolvimento da criança. Ao longo do tempo a prioridade foi dada apenas ao processo de aquisição da leitura escrita e o brincar era considerado algo improdutivo, já na modernidade o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança formação da identidade e da personalidade. A importância do jogo no processo de ensino e aprendizagem das crianças é apresentada por vários autores que atestam que a criança pode aprender de forma motivada e significativa através do lúdico. Neste artigo faremos uma caminhada significativa em relação ao lúdico no processo e alfabetização, a sua importância na educação infantil, etapa essa muito significativa no processo de aprendizagem da criança durante seu desenvolvimento escolar. Será possível perceber que o jogo dentro do processo educacional acaba se tornando parte imprescindível do processo de alfabetização. O professor alfabetizador sabendo trabalhar de maneira adequada com a brincadeira acaba transformando a em uma ferramenta didático-pedagógica eficaz no da alfabetização, fazendo com que ela faça parte do processo de formação do ser humano. O professor deva saber utilizar o lúdico para que seja um método eficaz do processo de ensino.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20568
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_75.pdf172,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.