Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaciel, Jaqueline Maria Coelho
dc.date.accessioned2020-11-24T11:19:16Z-
dc.date.available2020-11-24T11:19:16Z-
dc.date.issued2018-09-11
dc.identifier.citationMACIEL, Jaqueline Maria Coelho. As tecnologias a favor da inclusão: um estudo de caso de uma criança surda na educação infantil. 2018. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19933-
dc.description.abstractThis research aims to understand the contribution of digital technologies of communication and information on the inclusion of a deaf child in Early Childhood Education. It starts from the anxieties of pedagogical practice, and in particular an experience in the year 2017, with a group of 5/6 year old children in which one of them was deaf. he research has a qualitative approach. It's a case study from a documental analysis. It also include interviews with those involved in the process: teachers, assistants, LIBRAS teacher, supervision, direction, other workers in the school and the child's mother. The study is based on the knowledge of deaf's education and inclusion; among them, it is worth mentioning Karnopp (2005/2010) Lodi (2009), Perlin (2004/2006) and Strobel (2008/2016), in addition to different articles on the theme, or that contributed to the discussion. The bibliographic research allows us to recognize the advances on the inclusion of the deaf and the paths that are being persued for such inclusion. It also pointed out the importance of the LIBRAS interpret on the pedagogical work inside the institution, however this should not be a work only with the child but with the instituion as a whole. The research showed that the inclusion of deaf children happened at different moments, since their participation in all activities proposed by teachers, but also to socialize with their peers and their insertion in the Deaf culture. However, it is also clear that for the inclusion to happen with the use of technologies is necessary an engagement on the part of all those involved understanding the technologies in a critical way and using in a creative way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCrianças surdas - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDeaf children - Educationpt_BR
dc.titleAs tecnologias a favor da inclusão: um estudo de caso de uma criança surda na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe technologies in favor of inclusion: a case study of a deaf child in early childhood educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como propósito compreender a contribuição das tecnologias digitais de comunicação e informação na inclusão de uma criança surda na Educação Infantil. Ela parte de inquietações da prática pedagógica, e em especial de uma experiência no ano de 2017, com um grupo 5/6 do qual uma das crianças era surda. A pesquisa tem abordagem qualitativa, em um estudo de caso a partir da análise documental e também conta com entrevistas com os envolvidos no processo, professores, professores auxiliares, professora de LIBRAS, supervisão, direção, funcionários e a mãe da criança. A base de estudos é pautada nos escritos sobre educação de surdos e inclusão; entre eles, destacam-se Karnopp (2005/2010) Lodi (2009), Perlin (2004/2006) e Strobel (2008/2016), além de diferentes artigos sobre o tema, ou que contribuiram com a discussão. A pesquisa bibliográfica nos possibilita reconhecer os avanços na inclusão dos surdos e os caminhos que estão sendo trilhados para essa inclusão. Também apontou a participação do Interpréte de Libras como essencial no trabalho dentro da instituição, todavia aponta que não pode ser um trabalho apenas com a criança surda e sim com toda instituição. A pesquisa mostrou que a inclusão da criança surda aconteceu em diferentes momentos, desde sua participação em todas as atividades propostas pelos professores, como também a socialização com seus pares e sua inserção na Cultura Surda. Porém, também fica evidente que para a inclusão acontecer com o uso das tecnologias é necessário um engajamento por parte de todos os envolvidos compreendendo as tecnologias de forma crítica e as utlizando de forma criativa.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee2Filietaz, Marta Rejane Proença
dc.contributor.referee3Bridi, Jamile Cristina Ajub
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_27.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.