Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19926
Título: Projeto Conectados 2.0: uma abordagem de inserção tecnológica em um colégio estadual do município de Pinhais/PR
Título(s) alternativo(s): Conectados 2.0 Project: an approach of technological insertion in a state college of the municipality of Pinhais/PR
Autor(es): Souza, Angela de Fátima Taline de
Orientador(es): Souza, Flávia Dias de
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Information technology
Educational technology
Computer-assisted instruction
Data do documento: 11-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Angela de Fátima Taline. Projeto Conectados 2.0: uma abordagem de inserção tecnológica em um colégio estadual do município de Pinhais/PR. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A educação está sempre em transformação, as metodologias, os recursos didáticos e também as formas de ensinar e aprender. Neste meio temos a tecnologia, a cultura digital como um ponto norteador e também que influencia os processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, programas de incentivo à inserção da tecnologia nos ambientes escolares como o Projeto Conectados 2.0, proposto pela SEED tornou-se realidade. Sendo assim evidenciou-se a necessidade de apresentar os resultados de crescimento e inserção da tecnologia nos processos educativos através da implantação do projeto conectados em uma escola estadual do município de Pinhais/PR. O objetivo geral desta pesquisa foi realizar um levantamento das atividades desenvolvidas e das percepções dos docentes no Colégio Estadual Professora Ottília Homero da Silva sobre o Projeto Conectados 2.0.. Durante o ano de 2017 os professores receberam formação para a inserção da tecnologia nas suas práticas e também para que a escola como um todo, aderisse a cultura digital inserindo em seus documentos oficiais a utilização da tecnologia como didática. O resultado foram inúmeros projetos e trabalhos desenvolvidos por alunos e professores, aprimorando o interesse pelo aprendizado em tecnologia e também pelo crescimento da aprendizagem ubíqua pelos estudantes. Para o desenvolvimento da pesquisa foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas aos professores que participaram do projeto na escola de estudo. Ao total foram 10 professores que responderam ao questionário. A pesquisa proporcionou a oportunidade de analisar a aplicação da formação recebida pelos docentes na realidade escolar e também compreender como os docentes se senten em relação a aplicação das tecnologia em sala de aula, propiciadas pelo projeto da SEED/PR Conectados 2.0. Verificou-se que o uso das tecnologias digitais nos ambientes escolares favorece o aprendizado e também movimenta a prática pedagógica, fazendo com que o docente busque novas formas e meios de ensinar e também de adquirir conhecimento. Da pesquisa apreendeu-se que a possibilidade da aprendizagem ubíqua pelos estudantes e o que se agrega quando se insere tecnologia no ensino é um dos pontos fortes do Projeto Conectados 2.0.
Abstract: Education is always evolving, methodologies, didactic developments and also the way of learning. In this point we have the technology, the digital culture as a guiding point and also that influences the processes of teaching and learning. In this context, programs to encourage the insertion of technology in school environments such as the Connected 2.0 Project has become a reality. Therefore, the need to present the results of the growth and insertion of the technology in the educational processes through the implantation of the project connected in a state school of the municipality of Pinhais / PR was evidenced. The general objective of this research was to carry out a survey of activities developed and the perceptions of the teachers in the Colégio Estadual Professora Ottília Homero da Silva on the Connected 2.0 Project. During the year 2017 teachers received training in the insertion of technology in their practices and also for the school as a whole to adhere to digital culture by inserting in its official documents the use of technology as didactic. The result was numerous projects and works developed by students and teachers, enhancing the interest in learning in technology and also the growth of ubiquitous learning by students. A semi-structured questionnaire with open and closed questions was applied to the teachers who participated in the project at the study school. To the total are ten teachers who answered the questionnaire.. The research provided the opportunity to verify the application of the training received by teachers in the school reality and also to understand how the teacher feels about the application of technology in the classroom, provided by the SEED / PR Connected 2.0 Project. It was verified that the use of digital technologies in school environments favors learning and also moves didactic practice, causing the teacher to seek new ways and means to teach and also to acquire knowledge. The possibility of ubiquitous learning by students and what is added when technology is inserted in teaching is one of the strengths of the Connected 2.0 Project.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19926
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_4.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.