Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19915
Título: O mapeamento mental com o uso da tecnologia para apoiar ensino aprendizagem
Autor(es): Ferreira, Carlos Roberto Peres
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Aprendizagem
Método de estudo
Memória
Tecnologia educacional
Learning
Study skills
Memory
Educational technology
Data do documento: 10-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Carlos Roberto Peres. O mapeamento mental com o uso da tecnologia para apoiar ensino aprendizagem. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A pesquisa apresenta através de dados bibliográficos e descritivos a técnica do mapeamento mental que foi utilizado como melhoria no aprendizado, a busca de critérios que definem sua utilização e como esta técnica deve ser trabalhada. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa através do levantamento de dados bibliográficos sobre a técnica em questão; em seguida foi realizado um compilamento dos dados através da enumeração de vantagens que a técnica pode proporcionar quando aplicada no contexto em sala de aula, procurando compreendê-la como facilitadora na aquisição de conhecimentos novos e estimulação de raciocínio e memorização de conteúdo. O objetivo foi corroborar com a definição de um aprendizado eficiente, apresentando ao aluno a técnica e a confecção dos mapas mentais, e também apresentar estudos sobre como funciona a memória e quais as técnicas de memorização e consequentemente tornando o seu estudo mais eficiente e eficaz para o ensino da aprendizagem. A aplicação prática desse método, foi realizada em uma organização militar do Exército Brasileiro, com a participação de 16 militares, que construíram questões com a técnica do mapeamento mental. Foi observado que a memória resgata, na sua lembrança, o conteúdo, observando-se as imagens, cores e palavras chaves facilitando a busca dessa informação, seguindo a hipótese de que, por serem visuais e coloridas, são mais atraentes e despertam maior interesse, em particular esses jovens, tornando-os mais receptivos e cooperativos. Também foi observado o desenvolvimento de uma habilidade em organizar conhecimentos e buscar uma percepção de múltiplos aspectos de um assunto através de conexões neurais num resgate do conteúdo aprendido. Por intermédio desses critérios mencionados, foi aplicado depois de uma semana, um teste para observar a retenção desse conhecimento através dos mapas mentais desenvolvidos por esses militares, concluindo-se que a técnica demonstrou um elevado índice de acertos, comprovando, portanto, que o método é eficaz para a aprendizagem significativa do aluno.
Abstract: The research presents through bibliographic and descriptive data the technique of mental mapping which was used as improvement in learning, the search for criteria that define its use and how this technique should be worked. As methodology, a research was carried out through the collection of bibliographic data on the technique in question; on the technique in question; then a compilation of the data was performed by enumerating the advantages then a compilation of the data was performed by enumerating the advantages that the technique can provide when applied in the classroom context, seeking to understand it as a facilitator in the acquisition of new knowledge and stimulation of reasoning and memorization of content. The objective was to corroborate with the definition of an efficient learning, presenting to the student the technique and the preparation of the mental maps and also to present studies about how memory works and which memory techniques and consequently making their study more efficient and effective for teaching learning. The practical application of this method was carried out in a military organization of the Brazilian Army, with the participation of 16 military personnel, who constructed questions with the technique of mental mapping. It was observed that the memory rescues, in its memory, the content, observing the images, colors and key words facilitating the search of this information, following the hypothesis that, because they are visual and colorful, they are more attractive and arouse greater interest, in particular these young people, making them more receptive and cooperative. It was also observed the development of an ability to organize knowledge and seek a perception of multiple aspects of a subject through neural connections in a retrieval of the learned content. Through these criteria, was applied after one week, a test to observe the retention of this knowledge through the mental maps developed by these military, It was concluded that the technique demonstrated a high index of correct answers, thus proving that the method is effective for meaningful student learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19915
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_7.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.