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Título: Aplicação de mapa conceitual como recurso de trilha de aprendizagem para capacitação em atendimento educacional de profissionais do ensino a distância
Título(s) alternativo(s): Application of concept map as a resource to track learning for training in educational service of distance education professionals
Autor(es): Jerônimo, Denise Dantas
Orientador(es): Bridi, Jamile Cristina Ajub
Palavras-chave: Ensino à distância
Professores - Formação
Mapeamento conceitual
Distance education
Teachers, Training of
Concept mapping
Data do documento: 4-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: JERÔNIMO, Denise Dantas. Aplicação de mapa conceitual como recurso de trilha de aprendizagem para capacitação em atendimento educacional de profissionais do ensino a distância. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A educação à distância se desenvolveu institucionalmente a partir do século XIX e, com o avanço tecnológico, passou a se apropriar e a integrar essas tecnologias em sua forma de ensino, o que acarretou em sua contínua consolidação e no seu atual destaque na sociedade e, consequentemente, surgiu a necessidade de pensar/repensar as formas de atuação e a formação necessária ao professor e aos demais profissionais envolvidos no ensino a distância. Para além da formação específica na área de atuação do profissional, nesse contexto passou a ser necessária a aquisição de conhecimento em diferentes áreas, entre elas o atendimento ao cliente, visto que, durante o processo educacional, o relacionamento aluno-tutor ou tutor-pedagogo, que acontece por meio do atendimento telefônico ou escrito (e-mail), impacta de forma direta nesse vínculo, podendo, em casos negativos, até mesmo desenvolver tanto no aluno como no tutor uma certa sensação de abandono. Visto isso, neste trabalho foi desenvolvida uma trilha de aprendizagem baseada no recurso pedagógico chamado mapa conceitual, abordando-se os conceitos relacionados ao atendimento educacional. As características das trilhas permitem a flexibilização do conhecimento e a autonomia da aprendizagem, de forma que o profissional percorra os conhecimentos que considera relevantes para sua formação pessoal e profissional. A trilha de aprendizagem foi aplicada em um período de três semanas, nos quais os profissionais que atuam em cursos a distância foram estimulados a realizar as leituras e exercícios propostos (com base na aprendizagem por problemas), adicionados de uma semana de disponibilização do formulario de avaliação da trilha. A partir dos dados recebidos por cinco respondentes voluntários, foi possível identificar que se deu de forma satisfatória o uso da trilha de aprendizagem estruturada em um mapa conceitual como capacitação/atualização desses profissionais, um dos fatores envolvidos nesse resultado está associado à possibilidade de vinculação de diversos materiais de estudos no mapa e à garantia de autonomia e flexibilidade para aprendizagem. Ademais, tal metodologia permite que sejam levantados pontos de atenção para o desenvolvimento da trilha, como conteúdos, forma de disponibilização, itens de acompanhamento e intervenção, além da sua avaliação e melhoria a partir das sugestões dos próprios respondentes.
Abstract: Distance education developed institutionally from the 19th century and with the technological advance, began to appropriate and integrate these technologies in their teaching, which resulted in its continuous consolidation and its current prominence in society and, consequently, the need to think / rethink the forms of action and the necessary training to the teacher and other professionals involved in distance education. In addition to the specific training in the area of professional work, in this context it became necessary to acquire knowledge in different areas, among them customer service, since, during the educational process, the student-tutor or tutor-pedagogue relationship, which happens through telephone or written assistance (email), has a direct impact on this link, being able, in negative cases, may even develop a certain sense of abandonment in both the student and the tutor. Given this, in this work a learning trail developed based on the pedagogical resource conceptual map, addressing the concepts related to educational service. The characteristics of the trails allow the flexibility of knowledge and the autonomy of learning, so that the professional traverses the knowledge that he considers relevant for his personal and professional formation. The learning path was applied over a three-week period in which distance learning professionals were encouraged to take the proposed readings and exercises (based on problem learning), plus a week of evaluation of the trail. From the data received by five volunteer respondents, it was possible to identify that the use of the structured learning trail on a conceptual map as training / updating of these professionals was satisfactory, one of the factors involved in this result is associated to the possibility of linking diverse study materials on the map and the guarantee of autonomy and flexibility for learning. In addition, such methodology allows points of attention to developed for the development of the trail, such as content, form of availability, monitoring and intervention items, as well as its evaluation and improvement based on the suggestions of the respondents themselves.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19913
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