Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19902
Título: Empregando tecnologia Java, android e geoprocessamento em aplicativos móveis
Autor(es): Canalle, Anderson Luis
Orientador(es): Lugo, Gustavo Alberto Giménez
Palavras-chave: Java (Linguagem de programação de computador)
Android (Recurso eletrônico)
Serviços da Web
Java (Computer program language)
Android (Electronic resource)
Web services
Data do documento: 6-Set-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CANALLE, Anderson Luis. Empregando tecnologia Java, android e geoprocessamento em aplicativos móveis. 2011. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Esta monografia tem por objetivo apresentar um estudo sobre a utilização da plataforma Android para o desenvolvimento de aplicativos utilizando algumas características de sistemas de geoprocessamento de informação, para dispositivos móveis. Com a evolução apresentada pelos sistemas de informação, disponibilizando importantes recursos, os quais foram aplicados na disciplina de geoprocessamento, possibilitando a evolução de mapeamento e gerenciamento de informações georreferenciadas, foi possível dar origem aos SIGS (Sistemas de Informação Geográfica), sistemas que propiciaram um avanço na produção de artefatos na área de estudos geográficos. Atualmente devido ao poder de processamento que os celulares possuem, os mesmos estão recebendo foco para utilização de aplicações SIG moveis, disponibilizando aos usuários varias facilidades com sua utilização. Visualizando o potencial de mercado que os dispositivos móveis disponibilizaram no atual momento, o Google em conjunto com o Open Handset Alliance disponibilizou a plataforma Android, a qual utiliza tecnologia Java combinada com Sistema Operacional Linux, oferecendo uma série de funcionalidades e permitindo o desenvolvimento de aplicações com segurança e flexibilidade para explorar e combinar os recursos da plataforma com o poderio dos dispositivos móveis atuais. Neste estudo serão descritos os conceitos das tecnologias utilizadas em combinação com a plataforma Android para construir um protótipo que apresente algumas funcionalidades que um GIS móvel poderia oferecer no mercado. Além disso, serão apresentadas informações sobre a arquitetura, recursos e dificuldades encontradas e aplicadas durante o experimento da utilização desta plataforma com este objetivo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19902
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia Java

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_JAVA_VI_2010_03.PDF2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.