Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19725
Título: Categorias sociais de a Ópera do malandro
Autor(es): Thomaz, Anderson Luis
Orientador(es): Pereira, Maurini de Souza Alves
Palavras-chave: Música no teatro
Canções políticas
Canções de protesto
Music in theaters
Political ballads and songs
Protest songs
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: THOMAZ, Anderson Luis. Categorias sociais de a Ópera do malandro. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem exploratória em uma interpretação de algumas canções de Chico Buarque presentes na peça Ópera do Malandro, dissociando os personagens existentes nas canções aos personagens da peça teatral [seguindo a proposta teórica de Bertolt Brecht (1978), sobre a relação entre o teatro e a música que participa do evento teatral como uma arte a parte] e relacionando-os a categorias sociais existentes no Brasil da década de 1970, ano em que a peça foi escrita. Procuramos demonstrar, a partir dos exemplos musicais propostos, que Chico Buarque fez da relação tensa entre ser e tempo em plena vigência do regime ditador no Brasil, a base de sua matéria poética, imprimindo um sentido político-social original para a sua obra musical, indo além dos limites da canção de protesto tradicional.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19725
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_IX_2013_1_02.pdf500,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.