Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19706
Título: Às margens de uma nação: o povo indígena guarani e a formação da identidade brasileira a partir de A Fonte, de Erico Verissimo
Autor(es): Fabrizia Maros, Angieli
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Identidade social
Aculturação
Índios Guarani
Literatura
Veríssimo, Érico, 1905-1975
Group identity
Acculturation
Guarani Indians
Literature
Data do documento: 6-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MAROS, Angieli Fabrizia. Às margens de uma nação: o povo indígena guarani e a formação da identidade brasileira a partir de A Fonte, de Erico Verissimo. 2016. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este estudo tem como principal intenção mostrar aspectos da formação da identidade brasileira a partir de A fonte, uma das obras que compõem O Continente, que, por sua vez, é um dos livros que forma a trilogia O tempo e o vento, publicado pelo escritor gaúcho Erico Verissimo entre 1949 e 1961. O objetivo é mostrar como ocorreu parte do processo de aculturação no Brasil colonizado após a chegada dos portugueses e dos espanhóis e, principalmente, analisar como foi a participação do povo guarani neste contexto, que, tanto no Brasil como em demais países da América, acabou com milhões de nativos condenados. Para isso, o assunto identidade foi abordado em paralelo aos fatos da narrativa, que tem como personagem principal Pedro Missioneiro, gerado após um brutal episódio de estupro e que, por consequência, tornou-se uma metáfora do povoamento das terras “conquistadas”. A história contada por Erico Verissimo se concentra onde hoje está delimitado o estado do Rio Grande do Sul, mas não significa que a intenção do romance seja restrita ao espaço. De certa forma, o que aconteceu nas terras dos Sete Povos das Missões foi semelhante a episódios registrados em muitos países americanos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19706
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_2016_X_03.pdf381,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.