Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19689
Título: Direito de resposta: uma análise à luz da teoria do Círculo de Bakthin do vídeo-resposta produzido por migrantes haitianos residentes no Brasil
Autor(es): Silva, Pamela Patrícia Cabral da
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Emigração e imigração
Haitianos
Análise do discurso
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Mídia digital
Emigration and immigration
Haitians
Discourse analysis
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Digital media
Data do documento: 20-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Pamela Patrícia Cabral da. Direito de resposta: uma análise à luz da teoria do Círculo de Bakthin do vídeo-resposta produzido por migrantes haitianos residentes no Brasil. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de discurso do vídeo-resposta produzido por migrantes haitianos residentes no Brasil a reportagem feita por um apresentador de televisão brasileiro no Haiti. A intenção é analisar quais os elementos discursivos mobilizados no vídeo-resposta produzido por esses haitianos, orientada pela teoria do Círculo de Bakhtin. Em “Discurso na Vida e Discurso na Arte”, Bakhtin e Volochinov (1976, p. 6), assinalam que, na vida, o discurso verbal não é autossuficiente, que esse nasce de uma situação pragmática extraverbal e mantém a conexão mais próxima possível com essa situação, ou seja, esse é diretamente vinculado à vida em si e não pode ser separado dela sem perder sua significação. Para tal análise, além do vídeoresposta, consultamos reportagens em sites brasileiros e estrangeiros em busca do contexto extraverbal para compreensão do discurso em sua totalidade.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19689
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_2016_X_14.pdf
  Disponível a partir de 2069-01-01
793,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.