Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19611
Título: A importância dos controles internos, gestão de riscos e governança nos processos de compras realizadas através de pregão eletrônico pela divisão de compras da UTFPR - campus Curitiba
Autor(es): Ota, Cinthia Marie
Orientador(es): Serafim, Joana
Palavras-chave: Administração pública
Licitação pública
Administração de risco
Governança corporativa
Auditoria interna
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba (PR)
Public administration
Letting of contracts
Risk management
Corporate governance
Auditing, Internal
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba (PR)
Data do documento: 24-Abr-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OTA, Cinthia Marie. A importância dos controles internos, gestão de riscos e governança nos processos de compras realizadas através de pregão eletrônico pela divisão de compras da UTFPR - campus Curitiba. 2017. 128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Esta monografia apresenta uma abordagem sobre como as atividades de controles internos e de gestão de risco têm ganhado força na administração pública devido à importância de sistematizar e estruturar práticas gerenciais modernas capazes de proporcionar maior retorno dos tributos arrecadados e de agregar, efetivamente, mais valor para a sociedade, além de contribuir para uma gestão pública mais eficiente, em benefício a todos os atores envolvidos no processo. Discute os conceitos relacionados às compras públicas, licitações e seus enfoques, bem como a relação com os controles internos, gestão de riscos e governança corporativa. Complementado pelo estudo de caso de processos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, traz como resultado a importância da implantação de uma unidade de controle interna, que terá a atribuição de avaliar os controles internos dos demais campus e atividades e propor aprimoramentos, caso sejam detectadas falhas de procedimentos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19611
Aparece nas coleções:CT - Gestão Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GESFIN_I_2016_03.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.