Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Jéssica Caroline Ferreira de
dc.date.accessioned2020-11-23T20:09:32Z-
dc.date.available2020-11-23T20:09:32Z-
dc.date.issued2017-06-26
dc.identifier.citationSOUZA, Jéssica Caroline Ferreira de. Franquias: quais as vantagens e desvantagens ao investir neste tipo de negócio?. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Financeira) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19606-
dc.description.abstractThis essay has the purpose of studying the viability of the implementation of a franchise in Brazil. When the investors decide to open a business, they have doubts about which type is more advantageous or profitable than the others for opening, considering many companies have a very short life due many types of variables. The Brazilian franchising system is well developed and the option for this type of business is very common due to its facilities presented and mainly to the fact that the system offers alternatives for the expansion of the business using in most cases a low investment value. In this business model, the franchisee acquires a company already formatted and known in the market while the franchisor grants the right to use the brand in exchange for fees or remunerations previously established in the negotiation. This fact allows small investors to develop in the market, with the responsibility of representing the brand of the franchising company. This research verified hoe the relationship between the franchisor and the franchise of Ducha Cosméticos located in Curitiba works and from the result an analysis of the determinants for the success or failure of the franchises was carried out .pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFranquia públicapt_BR
dc.subjectEstudos de viabilidadept_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectMunicipal franchisept_BR
dc.subjectFeasibility studiespt_BR
dc.subjectCosmeticspt_BR
dc.titleFranquias: quais as vantagens e desvantagens ao investir neste tipo de negócio?pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho possui a finalidade de estudar a viabilidade econômica e financeira da implantação de uma franquia no âmbito municipal, estadual ou nacional. A partir do momento em que se define a ideia da abertura de uma empresa, muitos investidores possuem dúvidas relacionadas ao tipo de negócio vantajoso ou rentável para a abertura, considerando que muitas empresas possuem um ciclo de vida muito curto devido às mais diversas variáveis. O sistema de franquias brasileiro está muito desenvolvido e a opção por este tipo de negócio é cada vez mais comum devido as facilidades apresentadas e principalmente ao fato de que o sistema oferece alternativas para ampliação dos negócios utilizando na maioria das vezes um baixo valor de investimento. Neste modelo de negócio, o franqueado adquire uma empresa já formatada e conhecida no mercado enquanto o franqueador cede o direito de uso da marca em troca de taxas ou remunerações previamente determinadas na negociação. Este fato possibilita que pequenos investidores se desenvolvam no mercado, com a responsabilidade da representação da marca da empresa franqueadora. Esta pesquisa verificou como funciona a relação entre o franqueador e a franquia da empresa Ducha Cosméticos localizada em Curitiba e a partir do resultado foi realizada uma análise dos fatores determinantes para o sucesso ou fracasso das franquias em geral.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Torres, Ricardo Lobato
dc.contributor.referee1Torres, Ricardo Lobato
dc.contributor.referee2Nascimento, Thiago Cavalcante
dc.contributor.referee3Lemes Júnior, Antonio Barbosa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Financeirapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GESFIN_I_2016_08.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.