Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19601
Título: Governança corporativa e desempenho financeiro
Autor(es): Toneti, Silvana
Orientador(es): Torres, Ricardo Lobato
Palavras-chave: Governança corporativa
Análise econômico-financeira
Empresas - Finanças
Responsabilidade
Corporate governance
Ratio analysis
Business enterprises - Finance
Responsibility
Data do documento: 27-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TONETI, Silvana. Governança corporativa e desempenho financeiro. 2016. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Financeira) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho aborda o tema Governança Corporativa, o qual vem sendo amplamente discutido e ganhando cada vez mais notoriedade devido a suas boas práticas fundamentadas nos princípios de Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa. Seguindo esta nova tendência e também para contribuir com o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro, a Bm&F Bovespa criou os Segmentos Especiais de Listagem com Níveis Diferenciados de Governança Corporativa, sendo eles: Bovespa Mais, Bovespa Mais Nível 2, Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1, os quais se diferenciam entre si pelo nível de exigências das boas práticas de Governança Corporativa. Diante da pressuposição de que aderir as boas práticas de Governança Corporativa implicam num maior nível de transparência e controle e, conseqüentemente, em um desempenho empresarial melhorado, neste trabalho buscou-se averiguar estatisticamente se empresas que aderiram a alguns dos níveis de governança corporativa criados pela Bovespa e que migraram entre tais níveis, apresentaram impactos significativos no seu desempenho após a migração. As variáveis de desempenho analisadas foram a Margem Bruta e Lucro Líquido. Bem como, analisou-se em conjunto, os impactos causados pelas variáveis econômicas PIB, SELC e IPCA. Os testes utilizados para tais averiguações foram a Análise de Regressão Linear Múltipla e o Teste t de Student para diferenças de médias. Ambos os testes apresentaram resultados estatísticos com significância, indicando que a mudança de nível de governança produz impactos significativamente positivos nas variáveis de desempenho testadas e que o desempenho das mesmas também é influenciado pelas variáveis econômicas selecionadas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19601
Aparece nas coleções:CT - Gestão Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GESFIN_1_2015_07.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.