Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19585
Título: Identificação dos critérios utilizados na formação de preço por gestores do MEI em Curitiba e região metropolitana
Autor(es): Vieira, Camila Ferreira Santa Bárbara
Orientador(es): Catapan, Anderson
Palavras-chave: Empreendedorismo - Curitiba (PR)
Preços - Determinação
Contabilidade - Métodos
Pequenas e médias empresas - Curitiba (PR)
Custo
Entrepreneurship - Curitiba (PR)
Basing-point system
Accounting - Methods
Small business - Curitiba (PR)
Cost
Data do documento: 23-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VIEIRA, Camila Ferreira Santa Bárbara. Identificação dos critérios utilizados na formação de preço por gestores do MEI em Curitiba e região metropolitana. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa visa identificar quais os critérios utilizados na formação de preço de venda por gestores microempreendedores de Curitiba e região metropolitana. Possui o objetivo geral de identificar quais os métodos contábeis usados, além de estudar os métodos de formação de preço utilizados pelos MEIs. Justifica-se a pesquisa pelo crescente número de pequenos comerciantes que se enquadram como microempreendedor individual, desta forma, são novas pequenas empresas sensíveis às variações do mercado. Para fazer um levantamento dos critérios utilizados foi realizado um questionário direcionado aos MEIs e aplicado a análise do Discurso do Sujeito Coletivo, identificando como é feita a precificação.
Abstract: This research aims to identify the criteria used in the formation of sale price by microentrepreneurs managers of Curitiba and metropolitan region. It has the general objective of identifying which accounting methods are used, in addition to studying the pricing methods used by MEIs. The research is justified by the growing number of small traders who fall as individual microentrepreneurs, in this way, are new small companies sensitive to market variations. To make a survey of the criteria used, a questionnaire was directed to the MEIs and applied to the analysis of the Discourse of the Collective Subject, identifying how the pricing is made.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19585
Aparece nas coleções:CT - Gestão Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GESFIN_III_2018_03.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.