Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19554
Título: Corrida de rua: fatores motivacionais de adesão a uma assessoria esportiva da cidade de Curitiba-PR
Autor(es): Lima, Marta Sus Domingos de
Orientador(es): Niada, Áurea Cristina Magalhães
Palavras-chave: Motivação (Psicologia)
Corridas (Atletismo) - Curitiba (PR)
Corredores (Esportes)
Assessoria pessoal
Motivation (Psychology)
Running - Curitiba (PR)
Runners (Sports)
Personal coaching
Data do documento: 14-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LIMA, Marta Sus Domingos de. Corrida de rua: fatores motivacionais de adesão a uma assessoria esportiva da cidade de Curitiba-PR. 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo identificar os fatores motivacionais de adesão dos corredores amadores de rua a uma assessoria esportiva da cidade de Curitiba-PR. Trata-se de um estudo de caso de característica exploratória, abordagem qualitativa e fim descritivo, que buscou através de entrevistas em profundidade compreender e descrever os fatores motivacionais de adesão dos corredores à assessoria. Para a análise do estudo de caso foram selecionados seis corredores (cinco mulheres e um homem) com diferentes idades e tempo de prática na assessoria igual ou superior a 12 meses. Todas as seis entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas para então serem analisadas. Entre os resultados encontrados destacam-se: o acompanhamento e a orientação profissional; a realização das inscrições e o suporte nos eventos de corrida de rua; aumento da saúde e da qualidade de vida; sociabilização; sentimentos de prazer, desafio e autoestima. Com a pesquisa pode-se concluir que os fatores que motivam os corredores amadores a participarem da assessoria esportiva vão além da prática segura e da orientação profissional, relacionando-se muito com a comodidade oferecida pelo serviço, a qualidade de atendimento o ambiente para sociabilização.
Abstract: This article aims to identify the motivational factors of adhesion of amateur street runners to a sporting consultancy in the city of Curitiba-PR. It is a case study of exploratory feature, qualitative approach and descriptive ending, which aimed through interviews comprehend and describe the motivational factors of adhesion of the runners to consultancy. For the analysis of the case study six runners were selected (five women and one man) at different ages and practice time at the consultancy equal or superior to 12 months. All six interviews were recorded and later transcribed to be analyzed. Among the results found the following ones stand out: the professional orientation and accompaniment; registering and support during the street running events; health and life quality improvement; socialization; pleasure, challenge and self-esteem feelings. Through the research, it could be concluded that the factors that motivate amateur runners to participate of a sporting consultancy go beyond the safe practice and professional orientation, relating a lot to the convenience offered by the service, the quality of care and the socialization environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19554
Aparece nas coleções:CT - Gestão Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEGEMP_I_2015_18.pdf676,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.