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Título: Nível de esgotamento profissional de docentes do ensino médio da educação básica de Curitiba-PR
Autor(es): Della'Aira, Katia Caroline
Orientador(es): Martins, Rosângela
Palavras-chave: Burnout (Psicologia)
Professores - Curitiba (PR)
Stress (Psicologia)
Burn out (Psychology)
Teachers - Curitiba (PR)
Stress (Psychology)
Data do documento: 16-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DELLA’AIRA, Katia Caroline. Nível de esgotamento profissional de docentes do ensino médio da educação básica de Curitiba-PR. 2015. 21. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo verificar em que nível de esgotamento profissional estão os docentes, tanto da rede pública quanto da rede privada, do Ensino Médio da Educação Básica em Curitiba-PR. A pesquisa apresenta natureza descritiva, com abordagem quantitativa. Caracteriza-se pela seleção de amostras aleatórias de uma pequena população, deu-se por procedimento ex-post-facto a fim de conhecer comportamentos através da análise de questionário. Utilizou-se o questionário Maslach Burnout Inventory - Educators SurveyEs, que apresenta 22 questões desenvolvidas com base nas três dimensões da síndrome de Bournout: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional. O instrumento foi disponibilizado, aos 19 docentes participantes da pesquisa, via internet. Nos resultados identificou-se um nível considerável de exaustão emocional e despersonalização da maior parte dos docentes. Quanto à realização profissional, grande parte dos docentes possui nível de moderado a baixo. Concluiu-se que há um nível alto de esgotamento profissional em dois participantes e, em quatorze, pode-se notar a existência de sintomas da síndrome de Bournout, o que requer a atenção dos gestores das instituições de ensino quanto às ações preventivas e de tratamento da síndrome.
Abstract: The present research aims to verify what level of burnout are the teachers, both the public network and the private network, the High School of Basic Education in Curitiba-PR. The research presents descriptive nature, with a quantitative approach. It is characterized by the selection of random samples from a small population, was made by ex-post-facto in order to understand behavior through the analysis of a questionnaire. We used the questionnaire Maslach Burnout Inventory - Educators Survey-Es, which presents 22 issues developed on the basis of the three dimensions of the syndrome of Bournout: emotional exhaustion, depersonalization, and personal accomplishment. The instrument was made available, the 19 teachers participating in the research, via the internet. The results identified a considerable level of emotional exhaustion and depersonalization of most teachers. As the professional achievement, great part of teachers has level of moderate to low. It was concluded that there is a high level of burnout in two participants and, in 14, it can be noted the existence of symptoms of the syndrome of Bournout, which requires the attention of the managers of educational institutions as well as to preventive actions and treatment of the syndrome.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19548
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