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Título: Contente ou descontente: como está a satisfação do cliente interno número 1 do hotel
Autor(es): Mandaji, Higino Rua
Orientador(es): Martins, Rosângela
Palavras-chave: Hotéis - Administração
Administração de empresas
Satisfação no trabalho
Profissões - Mudança
Hotel management
Industrial management
Job satisfaction
Career change
Data do documento: 14-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MANDAJI, Higino Rua. Contente ou descontente: como está a satisfação do cliente interno número 1 do hotel. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho visou investigar, através de pesquisa qualitativa, o nível de satisfação de profissionais que exercem a função de gerente geral de hotel. Para isso, a pesquisa realizada – com gerentes gerais de três redes hoteleiras com atuação no Brasil - visou entender o porquê o nível de insatisfação desses profissionais é tão elevado e quais ações estão sendo realizadas para que o hoteleiro busque opção de mudar de carreira ou retome a níveis de satisfação aceitáveis. A pesquisa foi aplicada a 30 gerentes gerais de unidades hoteleiras que atuam em diferentes cidades brasileiras e obteve 80% de taxa de resposta. Como hipótese, buscou-se comprovar a propensão destes sujeitos à mudança de carreira, devido à insatisfação. Observou-se, porém, que, embora insatisfeitos com algumas situações relativas a carreira na rede hoteleira, estes profissionais não estão tomando nenhuma ação efetiva para alterar essa realidade. Elaborou-se uma síntese das percepções com significados comuns e das diferenças em relação aos seguintes pontos: motivos para ingresso na organização, características relevantes para o exercício da função gerencial, cotidiano de trabalho, aspectos positivos e negativos do trabalho e impactos da função na vida pessoal dos gerentes.
Abstract: This article aimed to investigate, through qualitative research, the level of satisfaction of professionals engaged in the office manager of the hotel. For this, the survey - with general managers three chains operating in Brazil - aimed to understand why this happens and what actions are being conducted for these changes to occur. The research was applied to 30 general managers of hotel units operating in different Brazilian cities and obtained 80% response rate. As an hypothesis, we attempted to prove the propensity of these subject to change career due to dissatisfaction. It was noted, however, that although dissatisfied with some situations related to career in hotel chain, these professionals are not taking any effective action to change this reality. We developed synthesis of common meanings and perceived differences in relation to the following: reasons to join the organization, relevant characteristics for the practice of managing, daily work, positive and negative aspects of the work and function of the impact on the personal lives of managers. Relevant aspects of manager function that did not emerge in the speech of respondents were also identified.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19545
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