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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGiostri, Caroline de França
dc.date.accessioned2020-11-23T19:50:37Z-
dc.date.available2020-11-23T19:50:37Z-
dc.date.issued2019-04-04
dc.identifier.citationGIOSTRI, Caroline de França. O uso da mídia como ferramenta de promoção de evento de velocidade extrema Uyuni 3600: análise de caso único. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19525-
dc.description.abstractThe first official land speed event trials for vehicles was in the United States in 1914. This modality of speed trials was limited to the US for over 100 years due to the need of geographic conditions for the trial. In 2013, a project to start this sports modality in South America began. Sponsor and partners were essential to development and success of the event. For that aim it was decided to use the news media. The purpose of this work is to collect and analyze the media generated in the period from 2013 until 2018 related to the event focusing in a Single Case study methodology analysis. The research was done in the internet, interview and personal archives of Andre Rodrigues. The material collected was categorized by country, form of media and distribution means. One hundred and twenty six media were found. The media were in video, text and audio and they were displayed in the internet, printed matter, open TV and radio. The results showed articles related to the event in 6 different countries. Bolivia as the host of the event showed the largest amount of media, followed by the US, Brazil and other countries. The most prevalent publications were in the internet in text followed by videos. The promotion of land speed trails in South America is a reality. Two events were done one in 2016 and the other in 2017. The use of the news format to promote the event and gather sponsors was successful. As a single case analysis due to the lack of similar cases to compare with demonstrates that the strategic use of news media was important to accomplish the first editions of land speed trials in South America.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCorridas de automóveis - América do Sulpt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectPromoção de eventos especiaispt_BR
dc.subjectMarketing na Internetpt_BR
dc.subjectAutomobile racing - América do Sulpt_BR
dc.subjectMass mediapt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.subjectPromotion of special eventspt_BR
dc.subjectInternet marketingpt_BR
dc.titleO uso da mídia como ferramenta de promoção de evento de velocidade extrema Uyuni 3600: análise de caso únicopt_BR
dc.title.alternativeThe use of media as a tool to promote extreme speed events Uyuni 3600: single case analysispt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO primeiro evento oficial de disputa de velocidade extrema com veículos foi realizado nos Estados Unidos em 1914. Essa modalidade esportiva ficou restrita aos Estados Unidos por mais de 100 anos devido à necessidade de condições geográficas para a disputa. Em 2013 iniciou-se um projeto para inaugurar essa modalidade de esporte na América do Sul. Parceiros e patrocinadores foram essenciais para o desenvolvimento e sucesso do evento. O propósito desse trabalho é coletar e analisar as matérias geradas no período de 2013 a 2018 relacionadas ao evento com foco em uma metodologia de análise de Caso Único. A pesquisa foi feita na internet, entrevista e arquivos pessoais de André Rodrigues. O material coletado foi classificado segundo o país, forma de matéria e mídia de distribuição. Cento e vinte e seis matérias foram encontradas. As mídias foram na forma de vídeo, texto e áudio. As formas de divulgação encontradas foram internet, material impresso, TV aberta e rádio. Os resultados demonstraram artigos em seis países diferentes. A Bolívia, sede do evento, teve a maior quantidade de matérias seguida pelos Estados Unidos, Brasil e outros países. A internet foi a principal forma de divulgação com texto seguido de vídeos como as formas mais prevalentes de mídia. A promoção de disputas de velocidade extrema na América do Sul é uma realidade. Dois eventos foram realizados, um em 2016 e outro em 2017. O uso do formato jornalístico como notícias para promover o evento e reunir patrocinadores teve sucesso. Como estudo de Caso Único, devido a falta de casos semelhantes para comparação, demonstrou que o uso estratégico de mídia jornalística foi importante para a realização das primeiras edições de disputa de velocidade extrema na América do Sul.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Juliana Conceição Noschang da
dc.contributor.advisor-co1Sousa, Paulo Daniel Batista de
dc.contributor.referee1Costa, Juliana Conceição Noschang da
dc.contributor.referee2Sousa, Paulo Daniel Batista de
dc.contributor.referee3Hopfer, Katia Regina
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Empresarialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
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