Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19511
Título: Gestão de pessoas em estúdios de produção sonora: entendendo as empresas da indústria criativa de Curitiba
Título(s) alternativo(s): People management In sound production studios: under standing the companies of the creative industry of Curitiba
Autor(es): Furukawa, Nicole Anne
Orientador(es): Tonon, Leonardo
Palavras-chave: Administração de pessoal
Estúdios de som
Indústria musical
Motivação no trabalho
Personnel management
Sound studios
Music trade
Employee motivation
Data do documento: 15-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FURUKAWA, Nicole Anne. Gestão de pessoas em estúdios de produção sonora: entendendo as empresas da indústria criativa de Curitiba. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O objetivo do trabalho aqui desenvolvido é contribuir para a compreensão dos processos de gestão de pessoas em estúdios de produção sonora enquanto ambientes da indústria criativa. Com a ferramenta de entrevista qualitativa em três estúdios de produção sonora, verificou-se que pouco estão presentes processos sistematizados de gestão de pessoas nas empresas desse setor. Percebe-se isso como consequência da percepção que os sócios desses negócios possuem a respeito da necessidade e dos possíveis resultados do emprego dessas técnicas. Além desses pontos, busca-se analisar a motivação dos trabalhadores desses estúdios relacionada às condições de vínculo com a empresa, aspectos gerenciais, da relação entre artista e trabalho e da profissão. Como a indústria se configura principalmente de pequenas empresas ainda em fase de desenvolvimento e com pouca sistematização de processos é vital a importância da motivação desses profissionais. Também é considerado que a criatividade é não somente combustível no processo de produção desse setor, mas é matéria-prima fundamental, uma vez que é o elemento que agrega valor. Ainda busca se verificar a relação da prática comercial em contrapartida à prática artística, limitando este recurso que é responsável pela motivação dos artistas nesse ramo.
Abstract: The objective of this work is the contribution in the understanding of people management processes in sound production as creative industry environments. Using the qualitative interview as method in three studios of sound production, it was verified that systematized processes of people management in the companies of this sector are rare in the present.This was seen as a consequence of the perception took by owners of these businesses regarding the necessity and the possible results in the use of these techniques. In addition to these points, we seek to analyze the motivation of the workers of these studios regarding the relationship with the company, managerial aspects, the relation between artist and work and also with the profession. As the industry is mainly made up of small companies still under development and there is almost no systematization of processes, the importance of the motivation of these professionals is vital. It is also considered that creativity is not only the fuel in the production process of this sector but it is also a fundamental raw material element that adds value to the product itself. This work also seeks to verify the relationship of commercial practice in counterpart to artistic practice, once it limits the creativity witch is the resource for the motivation to artists.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19511
Aparece nas coleções:CT - Gestão Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_MBAGE_XVII_2017_17.pdf500,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.