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Título: Transformação digital bancária: uma análise dos principais bancos brasileiros
Autor(es): Silva, Eliseu
Orientador(es): Pinheiro Junior, Luiz
Palavras-chave: Mercado financeiro
Tecnologia da informação
Comunicação
Bancos - Automação
Bancos - Serviços ao cliente
Redes digitais de serviços integrados
Money market
Information technology
Communication
Banks and banking - Automation
Banks and banking - Customer services
Integrated services digital networks
Data do documento: 22-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Eliseu da. Transformação digital bancária: uma análise dos principais bancos brasileiros. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é apresentar uma abordagem teórico-conceitual da questão da transformação digital bancária, com foco nos principais bancos brasileiros. Contextualizado sobre: os conceitos relacionados ao mercado financeiro, bem como os principais bancos que o compõem; a tecnologia bancária, seu processo evolutivo e as contribuições trazidas por ela no processo bancário; a chegada do modelo de negócio bancário contemporâneo: os bancos digitais; as Tecnologias utilizadas que agregam valor ao negócio bancário e provocam a Transformação Digital. O procedimento metodológico aplicado a este estudo foi a pesquisa bibliográfica embasada em materiais já existentes. A partir deste levantamento teórico chegou-se aos seguintes resultados. Pode-se dizer que a Transformação Digital teve início com a internet banking que teve seu processo acelerado pelo uso do Móbile Banking em smartphones, com aplicativos que fazem com que as pessoas não precisem mais sair de casa para resolver seus problemas financeiros, elas preferem resolver na palma das mãos mesmo apenas com toques que irão solucionar problemas e tirar dúvidas rapidamente. Foi verificado também que para ser digital o banco precisa implementar as tecnologias que mais vem sendo utilizadas e escolhidas pelo cliente, e potencializar sua aplicação nos processos, produtos e serviços, para que entregue valor ao cliente e gere resultados sustentáveis para a organização. A tendência das organizações é de se aperfeiçoarem cada vez mais, focando sempre a satisfação dos clientes que são a chave para o sucesso destas. A literatura aponta que elas estão buscando este aperfeiçoamento, estão investimento cada vez mais em inovações que fazem com que cada uma passe a frente da outra oferecendo novos produtos que cativem cada vez mais o consumidor. É relevante observar que esta pesquisa nos ensinou que os esforços de desenvolvimento e aplicação de tais tecnologias podem ser feitos de forma compartilhada e, deve também considerar as necessidades dos clientes internos e externos da organização e de seus colaboradores.
Abstract: The objective of this research is to present a theoretical-conceptual approach to the question of digital banking transformation, focusing on the main Brazilian banks. Contextualized on: the concepts related to the financial market, as well as the main banks that compose it, the banking technology, its evolutionary process and the contributions brought by it in the banking process, the arrival of the contemporary banking business model: digital banks; the Technologies used that add value to the banking business and provoke the Digital Transformation. The methodological procedure applied to this study was the bibliographical research based on already existing materials. From this theoretical survey the following results were obtained. One can say that the Digital Transformation started with internet banking that had its process accelerated by the use of Mobile Banking in smartphones, with applications that make people no longer need to leave the house to solve their financial problems, they prefer to solve in the palm of the hand even with touches that will solve problems and quickly clear doubts. It was also verified that to be digital the bank needs to implement the technologies that are being used and chosen by the customer, and to enhance its application in processes, products and services, so that it delivers value to the client and generate sustainable results for the organization. The tendency of organizations is to improve more and more, always focusing on the satisfaction of the clients that are the key to their success. The literature indicates that they are seeking this improvement, are investing more and more in innovations that make each one pass the front of the other offering new products that increasingly attract the consumer. It is relevant to note that this research has taught us that efforts to develop and apply such technologies can be done in a shared way, and should also consider the needs of internal and external customers of the organization and its employees.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19436
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