Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViviurka, Angela Bernert-
dc.date.accessioned2012-03-12T15:10:53Z-
dc.date.available2012-03-12T15:10:53Z-
dc.date.issued2010-12-07-
dc.identifier.citationVIVIURKA, Angela Bernert. A extensão em uma universidade tecnológica: docentes como agentes de mudanças. 135 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/193-
dc.description.abstractThe knowledge produced at university becomes available to society through the university extension. Thus, this dissertation was developed with the purpose of presenting a diagnosis of university extension activities under the perspective of professors from Federal University of Technology - Parana - UTFPR. The study was set against a broad framework based on some authors, with approaches to the role of education and university, with FÁVERO (1980), SILVA (2002) and SANTOS (2005); the use of technology and more specifically, technological education, in REIS (1995) and LIBÂNEO (2001); the question of the importance of identity with BOTOMÉ (2001) and GIDDENS (2002), up to focusing on the extension per se, with GURGEL (1986), TAVARES (1997) and NOGUEIRA (2000) and assign it to a community of practice with WENGER (1998). The methodological approach was based on a qualitative research, an interpretive nature, and quantitative, survey-type. Interviews were conducted with managers to verify their point of views over extension definitions currently applied within UTFPR. Simultaneously, a set of questionnaires to all professors of the UTFPR Campi, located in the cities of Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa and Toledo was sent by mail. This action allowed to know about the professors’understanding in relation to the extension activities, the way they interact with society, the use of technological resources as well as evaluate the professors’ views in relation to cultural development extension at the university. This dissertation concludes that the extension is not considered minor activity in relation to teaching and research at the university; that the professors do not have clarity about the concept and functions of the university extension at UTFPR and there is need for greater understanding on the identity of this university. As a suggestion from professors, aiming at consolidating the institutionalization of extension activities of UTFPR, the registration and disclosure of extension activities as well as the flexibility of teaching hours along with a scoring mechanism of the curriculum or set of metrics. The implementation of communities of practice in the UTFPR extension would provide the creation of spaces for reflection and for knowledge and experience sharing. The results of this research could contribute to a rethinking of strategies aimed at strengthening the social function of UTFPR for greater involvement of the internal community, as well as the inseparability involving education, research and extension.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectExtensão universitária - história - Brasilpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - corpo docentept_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectExtension education - historypt_BR
dc.subjectCollege teacherspt_BR
dc.titleA extensão em uma universidade tecnológica: docentes como agentes de mudançaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO conhecimento produzido na universidade torna-se acessível à sociedade por meio da extensão universitária. Assim, esta dissertação foi desenvolvida com o objetivo de apresentar um diagnóstico da extensão universitária sob a ótica dos docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. O estudo foi contextualizado com um amplo referencial baseado em alguns autores, com abordagens a respeito do papel da educação e da universidade com FÁVERO (1980), SILVA (2002) e SANTOS (2005); o uso das tecnologias e mais especificamente a educação tecnológica, em REIS (1995) e LIBÂNEO (2001); a questão da importância da identidade, com BOTOMÉ (2001) e GIDDENS (2002), até focalizar a extensão propriamente dita, com GURGEL (1986), TAVARES (1997) e NOGUEIRA (2000), e associá-la a uma comunidade de prática com WENGER (1998). A abordagem metodológica pautou-se nas pesquisas qualitativa, de natureza interpretativa, e quantitativa, do tipo levantamento. Foram realizadas entrevistas com os gestores para verificar a concepção de extensão universitária existente na Instituição. Foram enviados, simultaneamente, por meio eletrônico, questionários a todos os docentes dos Campi da UTFPR, localizados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo. Essa ação possibilitou conhecer o entendimento dos docentes em relação às ações extensionistas, as formas de articulação com a sociedade, o uso dos recursos tecnológicos bem como averiguar as opiniões dos professores em relação ao desenvolvimento da cultura extensionista na Instituição. Conclui-se, com esta dissertação, que a extensão não é considerada uma atividade menor em relação ao ensino e à pesquisa na Instituição; que os docentes não têm clareza a respeito do conceito e das funções da extensão universitária na UTFPR e que há necessidade de esclarecimentos sobre a identidade da Instituição. Visando à consolidação da institucionalização da extensão na UTFPR, foram sugeridos o registro e divulgação das ações extensionistas bem como a flexibilização da carga horária docente, com um mecanismo de pontuação do currículo ou definição de métricas. A implantação de comunidades de prática em extensão na UTFPR possibilitaria a criação de espaços para reflexões e sociabilizações de saberes e experiências. Os resultados dessa pesquisa poderão contribuir para um repensar de estratégias que visem ao fortalecimento da função social da UTFPR, para um maior envolvimento da comunidade interna, bem como para a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Porto Alegre, Laíze Márcia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Viviurka, Angela Bernet_2010.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.