Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19296
Título: A manutenção industrial no contexto de um curso técnico da área elétrica
Autor(es): Alvarenga, Fábio de
Orientador(es): Brandalise, Luciane
Palavras-chave: Manutenção
Máquinas - Manutenção e reparos
Equipamentos industriais
Maintenance
Machinery - Maintenance and repair
Industrial equipment
Data do documento: 27-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALVARENGA, Fábio de. A manutenção industrial no contexto de um curso técnico da área elétrica. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho objetiva verificar como o tema manutenção industrial é abordado na formação da mão de obra desta área. Para isto, utilizou-se a análise do curso técnico em Eletrotécnica ofertado no SENAI-CIC, na cidade de Curitiba/PR. Para atingir este objetivo, foram apresentadas suas características no que diz respeito à estrutura física, pessoal e metodológica. A partir disto, procurou-se descrever os aspectos que envolvem este curso, servindo como um referencial para uma análise posterior mais aprofundada quanto à contribuição do curso à área de manutenção. Inicialmente foi observado o enquadramento do curso conforme a legislação vigente e orientações de órgãos competentes, apresentando em seguida à organização curricular com a respectiva análise do conteúdo de manutenção industrial em cada uma das unidades curriculares do curso. Foi destacada a estrutura física dos laboratórios para atender o conteúdo das ementas das unidades curriculares do curso, permitindo uma análise quanto ao atendimento às necessidades didáticas referente ao tema de manutenção. Na sequência apresentou-se a composição do quadro de docentes da instituição, mencionando a formação e a experiência de cada um. A pesquisa utiliza metodologia qualitativa, com entrevistas semiestruturadas a professores, coordenador do curso e supervisores de manutenção. Concluiu-se então, que o tema manutenção industrial é desenvolvido de maneira superficial no curso, mediante as exigências do mercado para a função de técnico de manutenção e, que para formar um profissional qualificado, faz-se necessário um curso especifico na área de manutenção industrial.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19296
Aparece nas coleções:CT - Gerência de Manutenção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEGEM_ IX_2013_05.pdf817,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.