Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19294
Título: Proposta de um plano de gestão de ativos para uma empresa do setor automobilístico
Título(s) alternativo(s): Proposal for an asset management plan for an automotive company
Autor(es): Garajau, Guilherme Vinícius
Orientador(es): Zoccoli, Ubirajara
Palavras-chave: Planejamento estratégico - Manutenção e reparos
Manutenção
Indústria automobilística
Strategic planning - Maintenance and repair
Maintenance
Automobile industry and trade
Data do documento: 24-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GARAJAU, Guilherme Vinícius. Proposta de um plano de gestão de ativos para uma empresa do setor automobilístico. 2018. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerência de Manutenção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A proposta para este trabalho é a implantação e desenvolvimento da gestão de ativos físicos em uma indústria automobilística em Curitiba – Paraná, aplicando um gerenciamento estratégico eficaz em todos os processos envolvidos, tendo o objetivo da maximização de lucros, produtividade, durabilidade dos equipamentos, eliminando as possíveis irregularidades e falhas na operação. Com a percepção dos problemas encontrados referentes ao controle de ativos físicos espalhados nas mais diversas áreas na planta da Unidade de Trabalho, diminuindo consideravelmente a produtividade no período de jornada de trabalho dos colaboradores pela falta de monitoramento destes bens materiais. Diante deste cenário, houve a necessidade de atualizar uma lista de objetos, para ser devidamente cadastrada em um sistema de controle integrado, conforme os regulamentos e normas pré-estabelecidas pela empresa, visando estratégias para aplicação de planos de manutenção por meio de tarefas técnicas específicas para cada tipo de objeto, sendo descritos e detalhados cada tipo de atividades para os colaboradores envolvidos em executar a manutenção nos equipamentos, eliminando retrabalhos, desperdícios e dificuldades que estavam ocorrendo no ambiente de trabalho. Para a realização do levantamento destas informações, a quantidade de objetos existentes na fábrica será contada e analisada por cada escopo de trabalho. Os recursos utilizados foram definidos através do levantamento em campo juntamente com equipes divididas para a otimização do tempo, devido aos prazos curtos para realizar a coleta de dados, consequentemente, a lista destes objetos deve ser analisada e sujeito a aprovação.
Abstract: A proposta para este trabalho é a implantação e desenvolvimento da gestão de ativos físicos em uma indústria automobilística em Curitiba – Paraná, aplicando um gerenciamento estratégico eficaz em todos os processos envolvidos, tendo o objetivo da maximização de lucros, produtividade, durabilidade dos equipamentos, eliminando as possíveis irregularidades e falhas na operação. Com a percepção dos problemas encontrados referentes ao controle de ativos físicos espalhados nas mais diversas áreas na planta da Unidade de Trabalho, diminuindo consideravelmente a produtividade no período de jornada de trabalho dos colaboradores pela falta de monitoramento destes bens materiais. Diante deste cenário, houve a necessidade de atualizar uma lista de objetos, para ser devidamente cadastrada em um sistema de controle integrado, conforme os regulamentos e normas pré-estabelecidas pela empresa, visando estratégias para aplicação de planos de manutenção por meio de tarefas técnicas específicas para cada tipo de objeto, sendo descritos e detalhados cada tipo de atividades para os colaboradores envolvidos em executar a manutenção nos equipamentos, eliminando retrabalhos, desperdícios e dificuldades que estavam ocorrendo no ambiente de trabalho. Para a realização do levantamento destas informações, a quantidade de objetos existentes na fábrica será contada e analisada por cada escopo de trabalho. Os recursos utilizados foram definidos através do levantamento em campo juntamente com equipes divididas para a otimização do tempo, devido aos prazos curtos para realizar a coleta de dados, consequentemente, a lista destes objetos deve ser analisada e sujeito a aprovação.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19294
Aparece nas coleções:CT - Gerência de Manutenção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEGEM_XII_2018_07.pdf3,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.