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dc.creatorDoliveira, Helio Sylvestre Dias-
dc.date.accessioned2016-12-22T12:11:09Z-
dc.date.available2016-12-22T12:11:09Z-
dc.date.issued2015-12-18-
dc.identifier.citationDOLIVEIRA, Helio Sylvestre Dias. Projeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1923-
dc.descriptionAcompanha: Manual do usuário do produto pedagógico Projeto Genuspt_BR
dc.description.abstractThis work aims at the production of an educational object based on a game platform, entitled Genus Project. Our objective is to support and facilitate the understanding of classical mendelian genetics. This project is under a Professional Masters’ program in Scientific, Educational and Technological Formation – PPGFCET – at the Federal University of Technology, Paraná (UTFPR). Game platforms constitute important educational objects and motivational strategies to stimulate students’ learning. Games can also be considered as alternative proposals for the teaching of diverse aspects of scientific knowledge; in addition, they provide high quality interaction between students and teachers, encouraging cooperative relations between them. From the educational aspect, we focused on meaningful learning and active learning methodologies as pedagogical principles for the teaching of classical mendelian genetics at high school level. Hereditary phenomena are often pointed out as a especially difficult subject in the learning of genetics. Therefore, the Genus Project was developed in order to present alternatives to overcome those difficulties by establishing a science fiction scenario for the game – which is inspired by concepts of "gamification" – including traditional exercises and problems in genetics. In this way, the game stimulates students’ interaction, and promotes educational strategies to empower students and make them protagonists of their own learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.pt_BR
dc.subjectGenética - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMendel, Lei dept_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGenetics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMendel's lawpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshipspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleProjeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genéticapt_BR
dc.title.alternativeGenus project: an educational object to assist in the process of learning and teaching geneticspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo a produção de um objeto educacional no formato de jogo didático, intitulado Projeto Genus, que constitui material de apoio e recurso facilitador para a compreensão da Genética mendeliana clássica. Este jogo é o produto referente a mestrado profissional desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica – PPGFCET – da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Parte-se da constatação que a compreensão dos fenômenos hereditários é constantemente referenciada como ponto de grandes dificuldades no ensino de biologia, particularmente o ensino de genética. O Projeto Genus foi concebido enquanto proposta metodológica e elemento motivacional para instigar uma prática de ensino visando à construção do conhecimento científico em contexto que proporciona uma interação de maior qualidade entre alunos e professores, estimulando relações cooperativas. Considerando o aspecto educacional, foram utilizados como princípios pedagógicos norteadores a aprendizagem significativa e as metodologias ativas aplicadas na fixação dos conhecimentos teóricos a respeito da genética mendeliana clássica trabalhada no ensino médio. A dinâmica do jogo inclui elementos que remetem à ficção científica e é inspirada em conceitos de “gamificação”. São apresentadas evidências, a partir da utilização do Projeto Genus em sala de aula, de que o jogo constitui material didático com potencial de ser utilizado em aulas genética, fomentando a interação entre professor e alunos no sentido de promover o protagonismo destes no processo educativo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9575267656355294pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra Júnior, Arandi Ginane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra Júnior, Arandi Ginane-
dc.contributor.referee2Miquelin, Charlie Antoni-
dc.contributor.referee3Krieger, Marco Aurelio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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