Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19238
Título: Gestão de custos de reparo de componentes aeronáuticos baseada em confiabilidade
Título(s) alternativo(s): Reliability based cost management of aeronautical repairable components
Autor(es): Jacobs, Rodrigo Carlos
Orientador(es): Rodrigues, Marcelo
Palavras-chave: Manutenção
Aeronaves - Manutenção e reparos
Localização de falhas (Engenharia)
Controle de estoque
Maintenance
Airships - Maintenance and repair
Fault location (Engineering)
Inventory control
Data do documento: 28-Mar-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: JACOBS, Rodrigo Carlos. Gestão de custos de reparo de componentes aeronáuticos baseada em confiabilidade. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerência de Manutenção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Componentes instalados em uma aeronave e removidos em um curto espaço de tempo podem ser listados por operadores de linhas aéreas com o objetivo de reduzir custos de manutenção, a serem analisadas as causas do curto ciclo de vida e intervindo na causa raiz. A automatização desse processo pode gerar resultados a curto prazo na identificação das causas antes de eventuais falhas. A terceirização do estoque de reparáveis por uma taxa fixa por hora de voo é uma solução para estabilizar o fluxo de caixa para operadores que também reduz os custos de gestão de estoque. Entretanto eventos de falhas prematuras não são evitados por esse tipo de serviço, mantendo-se a aviação comercial ainda exposta aos prejuízos financeiros por esse modo de falha. Propõe-se uma parceria para reduzir os riscos de perdas por falhas e otimizar recursos para ambos os lados, liderado agora pelos fornecedores de estoque de reparáveis. Como resultado se tem uma maior disponibilidade de aeronaves e uma manutenção mais eficiente para os clientes, e para o fornecedor um produto mais barato e competitivo no mercado, além de mais rentável pelo estoque otimizado com menos remoções.
Abstract: To reduce maintenance costs on aircrafts operators can list the components installed in an airplane and removed after a short time in service, analyzing the root cause of the short life in service and correcting that problem. By automating this process, operators can get results quickly and identify root causes sooner. Outsourcing the rotable inventory by a fixed price per hour is a solution to eliminate the risks for operators and reduce the management costs. However, this business by itself is not a guarantee to eliminate the short life units, still affecting directly the airline's business. This scenario demands a joint effort to reduce risks and optimize resources for both sides, leaded now by the inventory providers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19238
Aparece nas coleções:CT - Gerência de Manutenção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEGEM_I_2017_07.pdf912,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.