Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Andréia Yumi Tsuji
dc.date.accessioned2020-11-23T14:09:30Z-
dc.date.available2020-11-23T14:09:30Z-
dc.date.issued2018-07-06
dc.identifier.citationRODRIGUES, Andreia Yumi Tsujii. Identificação de custos e formação de preços em empresas de arquitetura e urbanismo: estudo de caso. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19145-
dc.description.abstractThis paper analyzes the formation of prices in small companies of architecture and urbanism. The usual pricing methods for architectural services do not always match the reality of costs of each company, or they result in such high values that they run away from the market and are far from competitive. The purpose of this work is to identify and classify the costs of an architecture and urban planning office and, from this, to elaborate a model of budget sheet for the formation of sales prices of the projects and services that is compatible with the market. The method used was the development of a case study in an architecture office, aiming to apply the ABC costing method to be base in the price formation of the architecture services. Base budget sheets were created for this office, and price formation was simulated on the residential architectural design service worksheet in order to perform not only the comparison of the result with prices of competitors but also to compare with the conventional methods of prices suggested by the entities of Architecture and Urbanism. The result found that, when forming the price of the architecture service through ABC costing, the company: is able to remain competitive compared to competitors' prices; is more aware of its costs because even indirect costs must be considered in the price formation by the applied method, and have a better basis to define its price and negotiation strategy with the customer since it will know its minimum price limit.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura - Serviços ao cliente - Preçospt_BR
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectArquitetura - Projetos e plantas - Preçospt_BR
dc.subjectArchitecture - Customer services - Pricespt_BR
dc.subjectCostpt_BR
dc.subjectArchitecture - Designs and plans - Pricespt_BR
dc.titleIdentificação de custos e formação de preços em empresas de arquitetura e urbanismo: estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeIdentification of costs and price formation in architecture and urbanism companies: case studypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a formação de preços em escritórios de arquitetura e urbanismo de pequeno porte. Os métodos usuais de formação de preços para serviços de arquitetura nem sempre condizem com a realidade de custos de cada empresa, ou resultam em valores tão altos que fogem do mercado, ficando longe de serem competitivos. O objetivo deste trabalho é identificar e classificar os custos de um escritório de arquitetura e urbanismo e, a partir disso, elaborar um modelo de planilha orçamentária para formação de preços de venda dos projetos e serviços que seja compatível com o mercado. O método utilizado foi a realização de um estudo de caso em um escritório de arquitetura, visando aplicar o método de custeio ABC para ser base na formação do preço dos serviços de arquitetura. Foram criadas planilhas orçamentárias base para este escritório, e simulou-se a formação do preço na planilha do serviço de projeto arquitetônico residencial, a fim de realizar não somente a comparação do resultado com preços de concorrentes, mas também para comparar com os métodos convencionais de formação de preços sugeridos pelas entidades de Arquitetura e Urbanismo. O resultado encontrado demonstrou que, ao formar o preço do serviço de arquitetura através do custeio ABC, a empresa: consegue manter-se competitiva em comparação com preços de concorrentes; tem maior conhecimento dos seus custos, pois mesmo os gastos indiretos devem ser considerados na formação do preço pelo método aplicado, e tem uma melhor base para definir sua estratégia de preços e negociação com o cliente, pois saberá seu limite de preço mínimo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Matoski, Adalberto
dc.contributor.referee1Matoski, Adalberto
dc.contributor.referee2Hara, Massayuki Mario
dc.contributor.referee3Romano, Cezar Augusto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gerenciamento de Obraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXIV_2018_02.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.