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Título: Gerenciamento das comunicações anticorrupção e em busca da ética na construção civi
Título(s) alternativo(s): Anti-corruption communication management and searching for ethics in construction
Autor(es): Mosci, Janina Castro
Orientador(es): Carvalho, Hilda Alberton de
Palavras-chave: Comunicação nas organizações
Comunicação no comércio de construção civil
Ética empresarial
Ouvidores
Communication in organizations
Communication in the building trades
Business ethics
Ombudspersons
Data do documento: 8-Jul-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MOSCI, Janina Castro. Gerenciamento das comunicações anticorrupção e em busca da ética na construção civil. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este estudo busca identificar canais de comunicação e ferramentas gerenciais para prevenção e mitigação de fraudes, ilicitudes e comportamentos antiéticos em profissionais de empresas prestadoras de serviços da área da construção civil. Este, no entanto, é um dos setores que mais sofrem com a corrupção, um que crime destrói vidas e esperanças da sociedade. Para analisar a ocorrência de atos ilícitos e antiéticos e, também, o nível de conhecimento de ferramentas de comunicação mitigatórias, foi realizada uma pesquisa qualitativa em levantamento de campo com entrevistas a profissionais da área: engenheiros, técnicos e arquitetos que responderam à um questionário sobre irregularidades vivenciadas no ambiente de trabalho. A partir da análise dos resultados das entrevistas realizadas, evidenciou-se que empresas do setor precisam amadurecer e enrijecer suas políticas de combate à fraude e às más-condutas com o gerenciamento das comunicações e ouvidorias. Também foi constatado que os profissionais precisam de maior conhecimento e confiança nos canais de comunicação para se sentirem encorajados em contribuírem com investigações internas e externas de atos ilícitos.
Abstract: This study seeks to identify channels of communication and management tools for prevention and mitigation of fraud, illegal activity and unethical behaviour in professionals and companies related to engineering services and construction. This, however, is one of the sectors most affected by corruption, which crime destroys lives and hopes of society. To analyse the occurrence of illegal and unethical behaving, and the level of knowledge in communication tools, a qualitative research was conducted in a field survey with interviews to professionals as engineers, technicians and architects who responded a questionnaire about irregularities experienced in their workplace. The analysis of the interviews showed that companies in the sector need to mature and harden their anti-fraud and bad behaviour by improving managing communications and ombudsmen policies. It was found that professionals need greater knowledge and confidence in communication channels to feel encouraged to contribute to internal and external investigations of wrongdoing.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19113
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