Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19067
Título: Mapeamento do processo de orçamento em uma empresa de pré-fabricados de concreto
Autor(es): Kakizaki, Danielle Mayumi
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Construção civil - Estrutura
Orçamento nas empresas
Building - Structure
Budget in business
Data do documento: 6-Jul-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KAKIZAKI, Danielle Mayumi. Mapeamento do processo de orçamento em uma empresa de pré-fabricados de concreto. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: O aquecimento do mercado da construção civil e a forte concorrência fizeram com que as empresas buscassem a modernização e racionalização da produção, o que levou ao aumento da demanda pelas estruturas pré-fabricadas. Este trabalho tem por objetivo mapear o processo de orçamento de estruturas pré-fabricadas em uma grande empresa do setor e identificar as oportunidades de melhoria do processo. Apresenta os conceitos de qualidade, pré-fabricados, orçamentos e processo. Realizado através da aplicação das primeiras etapas da metodologia de redesenho de processos utilizada no Hospital de Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) utilizando as técnicas da observação participante e de entrevistas, traz como resultado o mapa do processo atual de orçamento com o levantamento das desconexões existentes e uma sugestão de processo melhorado. O mapeamento do processo de orçamento permitiu aos envolvidos ter uma visão do processo de forma global e dos relacionamentos entre as atividades e facilitou a identificação das desconexões e oportunidades de melhoria do processo.
Abstract: The construction market boom and strong competition have resulted in many companies seeking production modernization and rationalization, which has led to increased precast concrete structures demand. This work aims for mapping the precast structures cost estimation process in a large company in that sector and identify improvement opportunities in the process. Also introduces the concepts of quality, precast concrete, cost estimation and process. Accomplished through the application of the firsts steps of the process redesign methodology used at Hospital de Clínicas of Unicamp uses participant observation and interviews techniques. Brings as results the current cost estimation process map with disjoints survey and a suggestion of improved process. Mapping the cost estimation process allowed those involved to have a global vision of the process and relationships between activities and facilitated the identification of disconnections opportunities for process improvement.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19067
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XVIII_2013_05.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.