Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19024
Título: Procedimentos para a instalação de um sistema fotovoltaico de geração de energia distribuída em uma residência: estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Procedures for the installation of a photovoltaic system of distributed energy generation in a residence: case study
Autor(es): Schueda, Diogo Ehlke
Orientador(es): Matoski, Adalberto
Palavras-chave: Geração distribuida de energia elétrica
Sistemas de energia fotovoltaica
Energia solar
Sustentabilidade
Habitações
Distributed generation of electric power
Photovoltaic power systems
Solar energy
Sustainability
Dwellings
Data do documento: 6-Jul-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHUEDA, Diogo Ehlke. Procedimentos para a instalação de um sistema fotovoltaico de geração de energia distribuída em uma residência: estudo de caso. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Cada vez mais os consumidores buscam fontes alternativas de energia, visando a sustentabilidade e a economia, e nesse sentido a demanda pela energia solar fotovoltaica cresce pela redução dos custos dos sistemas devido aos avanços da tecnologia, ao aumento da conta de energia, principalmente nos períodos mais secos em que a bandeira vermelha predomina na fatura do consumidor. O objetivo desse trabalho é a demonstração das dificuldades relacionadas durante a instalação de um sistema de geração fotovoltaica em uma residência. O método utilizado para elaboração deste trabalho foi o estudo de caso dos procedimentos para a instalação de um sistema de geração fotovoltaica em uma residência existente, tendo como resultado a demonstração das dificuldades encontradas como a falta de aterramento e espaço no quadro de distribuição da instalação, até o estado de conservação das telhas e falta de ponto de ancoragem para a realização de trabalhos em altura para instalação dos painéis fotovoltaicos no telhado. Também foi demonstrado como resultado a geração de energia do sistema desde a instalação, chegando a um valor médio de 174kWh por mês, o que representa um retorno de investimento em aproximadamente cinco anos.
Abstract: Increasingly, consumers are looking for alternative sources of energy, aiming for sustainability and economy, in this sense the demand for photovoltaic solar energy grows by the reduction of the costs of the systems due to the advances in the technology, the increase of the energy bill, mainly in the periods the red flag prevails in the consumer invoice. The objective of this work is to demonstrate the difficulties related to the installation of a photovoltaic generation system in a residence. The method used to elaborate this work was the case analyze the procedures for the installation of a photovoltaic generation system in an existing residence, resulting in the demonstration of the difficulties encountered as the lack of grounding and space in the distribution frame of the installation, up to the state of conservation of the tiles and lack of anchorage point for the realization of works in height for installation of the photovoltaic panels in the roof. It has also been demonstrated as a result the system's power generation from the installation, reaching an average value of 174kWh per month, representing a return on investment in approximately five years.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19024
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXIV_2018_07.pdf9,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.