Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18981
Título: Português como língua de herança: estudo de caso sobre os desafios de aprendizagem na infância
Autor(es): Benedito, Neotides da Silva
Orientador(es): Baldin, Fernanda Deah Chichorro
Palavras-chave: Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Línguas modernas
Aprendizagem
Bilingüismo em crianças
Patrimônio cultural
Língua materna
Língua portuguesa
Language and languages - Study and teaching
Languages, Modern
Learning
Bilinguism in children
Cultural property
Native language
Portuguese language
Data do documento: 26-Set-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BENEDITO, Neotides da Silva. Português como língua de herança: estudo de caso sobre os desafios de aprendizagem na infância. 2016. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Esta monografia apresenta um estudo sobre as dificuldades de se aprender Português como Língua de Herança no ambiente familiar. Apresenta dados da literatura sobre os atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem de PLH, com ênfase no papel da família. Destaca a teoria de Kim, que apresenta o aprendizado de um idioma, seja como segunda língua, seja como língua de herança, fundamentado na alternância entre estresse, adaptação e crescimento, que vai definir a dinâmica interna de experiências interculturais. Relata a trajetória de uma criança de 7 anos, filha de mãe brasileira e pai alemão, que inicialmente se recusava a falar esse idioma. Apresenta as estratégias adotadas para que tal objetivo pudesse ser alcançado, e que incluíram participação mais ativa em ambientes sociais de aprendizado, adoção de práticas domésticas de conversação, imersão na cultura brasileira através de viagem ao Brasil. Faz um acompanhamento da evolução dessa criança ao longo de um ano, e ao final comprova a eficácia das estratégias adotadas.
Abstract: This paper presents a study about the difficulties of a child to learn Portuguese as Heritage Language in the familiar environment. It presents literature data on the actors involved in the process of acquisition of PLH, with emphasis on family role. It highlights Kim's theory, based on the alternance of stress, adaptation and growth, which will define the internal dynamics of intercultural experiences in the process of learning a language, as a second one, as a heritage language. It tells the story of a 7 years old girl, daughter of Brazilian mother and German father, who initially refused to speak Portuguese. It presents the strategies adopted in order that this target could be achieved, and that included more active participation in social environments of learning, adoption of domestic practices of conversation, immersion in Brazilian culture through traveling to Brazil. It follows up the development of the child over a year, and at the end it compares the literature and the obtained results, proving the effectiveness of the adopted strategies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18981
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_XII_2016_7.pdf669,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.