Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18955
Título: Ensino de literatura no ensino médio: uma proposta de letramento literário via abordagem temática
Autor(es): Machado, Veronica Pasqualin
Orientador(es): Cantarin, Márcio Matiassi
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino
Leitores
Letramento
Literature - Study and teaching
Reader
Literacy
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MACHADO, Veronica Pasqualin. Ensino de literatura no ensino médio: uma proposta de letramento literário via abordagem temática. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de propor uma sequência básica via uma abordagem temática no ensino médio, a fim de se promover o letramento literário. Para isso, o trabalho apresenta: pesquisa bibliográfica sobre ensino de literatura no ensino médio, o letramento literário e a formação de leitores no ensino médio; análise de um programa de língua portuguesa e literatura de uma escola pública de ensino médio e de um excerto de um livro didático do Programa Nacional do Livro Didático; proposta de sequência básica a partir da metodologia criada por Cosson (2009). As análises evidenciaram que ainda prevalece um ensino de abordagem histórica é norteado por uma abordagem histórica descontextualizada, que falha em promover o letramento literário. A sequência didática criada é norteada pelo tema “Violência contra a criança” e pela obra “O abraço”, de Lygia Bojunga. Com o estudo, espera-se contribuir para a manutenção da disciplina de Literatura nos currículos do ensino médio, a reflexão constante a respeito das práticas docentes nesse nível, a formação continuada de professores de Língua Portuguesa e Literatura e a motivação para se promover um letramento literário no ensino médio.
Abstract: This research aims to propose a basic sequence through a thematic approach in secondary education, in order to promote literary literacy. In order to do this, this study presents: bibliographic research on literature teaching in high school, literary literacy and readers formation in high school; analysis of a Portuguese language and literature program and from a public high school and an excerpt from a textbook of the National Textbook Program; proposal of a basic sequence based on the methodology created by Cosson (2009). The analyzes showed that a historical approach still prevails and is guided by a historical approach that is not contextualized, which fails to promote literary literacy. The basic sequence is guided by the theme "Violence against the child" and by the book "O abraço" by Lygia Bojunga. The study intends to contribute to the maintenance of Literature in high school curricula, the reflection on teaching practices at this level, the continuing education of Portuguese Language and Literature teachers and the motivation to promote literary literacy in high school.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18955
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLC_2_2018_08.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.