Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18933
Título: A contribuição da sequência didática no desenvolvimento da leitura e escrita do gênero poema
Título(s) alternativo(s): La contribución de la Secuencia Didáctica en el desarrollo de la lectura y escritura del género poema
Autor(es): Chiosini, Jaqueline da Costa Silva
Orientador(es): Cantarin, Márcio Matiassi
Palavras-chave: Leitura - Estudo e ensino
Poesia
Análise do discurso
Escrita
Reading - Study and teaching
Poetry
Discourse analysis
Writing
Data do documento: 11-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CHIOSINI, Jaqueline da Costa Silva. A contribuição da sequência didática no desenvolvimento da leitura e escrita do gênero poema. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de propor uma investigação e verificar as contribuições da Sequência Didática como recurso de trabalho na leitura e escrita do gênero discursivo poema. Diante da necessidade identificada em sala de aula, no trabalho são descritos os procedimentos realizados com alunos da 1ª série do Ensino Médio da rede municipal de Barueri. A pesquisa foi fundamentada no conceito bakhtiniano de gêneros de discurso e a proposta de Sequência Didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly entre outros. Foram utilizados coletada de dados, opiniões, depoimentos, videogravações. A análise de dados é um procedimento muito importante na formação do leitor, pois, por mio dela é disponível identificar as dificuldades dos alunos no processo de leitura e escrita do gênero discursivo. A Sequência Didática pode ser um método eficiente para que os professores utilizem em sala de aula, visto que, houve mudanças positivas no processo de escrita e leitura dos alunos do Ensino Médio. Com essa metodologia, espera que possa ter uma reflexão no ensino de gênero discursivo no desenvolvimento da escrita e leitura em sala de aula.
Abstract: Esta pesquisa tiene objetivo proponer una investigación y comprovar las contribuiciones de la Secuencia Didactica como forma de trabajo con la lectura y escrita del géneros discursivo “poema”. Delante de la necesidad en classe, esta pesquisa describe los procedimientos realizados con los alumnos de 1ª de Ensino Médio de la rede municipal de Barueri. La pesquisa ha sido fundamentada en el concepto bakhtiniano de géneros de discurso y la propuesta de la Secuencia Didactica de Dolz, Noverraz y Schneuwly entre otros. Fue utilizado recolección de datos, opiniones, testimonios, vídeo grabaciones. La análisis de datos es un procedimento muy importante en la formación del lector, pues através de ela es posible identificar las dificultades de los alumnos en el processo de lectura y escrita del género discursivo. La Secuencia Didactica puede ser un método efectivo para que los professores utilicen en clase, puesto que, hubo cambios positivos en el proceso de escrita y lectura de los alumnos del Ensino Médio. Con esa metodologia, se espera que pueda reflexionar sobre el ensino del género discursivo en el desarrollo de la escrita y lectura en clase.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18933
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLO_2_2018_08.PDF1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.