Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Larissa Martha
dc.date.accessioned2020-11-23T13:42:39Z-
dc.date.available2020-11-23T13:42:39Z-
dc.date.issued2018-08-25
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Martha da. Iniciação da literatura infantil nas séries iniciais. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18918-
dc.description.abstractThe present monography intended to show readers the importance of presenting and inserting reading to children who are beginning their educational trajectory by considering and adapting the way it is done in order to make them understand. The research context showed the need of all the ones involved in the learning process, such as managers, teachers and family to present children the world of reading by observing texts that can develop their critical ability. It was decided to organize this work into three axes: reader formation, the role of teachers and the role of family. Through bibliographical search, the main goal is to show that the initial reading is able to change the people common critical sense by improving the way they interact in society. In order to justify arguments as well as base the theme proposal, the strategy of bibliographical research on authors whose studies were related to this topic was chosen.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitores - Reação críticapt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReader-response criticismpt_BR
dc.titleIniciação da literatura infantil nas séries iniciaispt_BR
dc.title.alternativeInitiation of children's literature in the initial seriespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente monografia buscou demonstrar aos leitores a importância da apresentação e da inserção da leitura às crianças que estão iniciando a trajetória educacional considerando e adaptando o modo ao qual a criança possa compreender. O contexto da pesquisa demonstrou a necessidade dos envolvidos, sejam gestores, educadores e familiares, no processo de aprendizado apresentar à criança, nas suas condições atuais de entendimento, o mundo da leitura observando textos com qualidade que desenvolvam a capacidade crítica da criança. Optou pela organização em três eixos: a formação do leitor, o papel do educador e o papel da família. Através da busca bibliográfica tem-se como principal objetivo demonstrar que a leitura inicial é capaz de alterar o senso crítico comum do indivíduo, lapidando seu modo e forma de interagir na sociedade. Para justificar os argumentos e alicerçar a proposta do tema utilizou-se na pesquisa a estratégia de revisão bibliográfica de autores com estudos equivalentes ao tema.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcelo Fernando de
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Fernado de
dc.contributor.referee2Sales, Cristiano de
dc.contributor.referee3Mansano Neto, João
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLJ_2_2018_11.pdf324,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.