Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18901
Título: Memória e identidade no conto “O hóspede secreto” de Miguel Sanches Neto
Autor(es): Luz, Thais Fernanda Rodrigues da
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Literatura
Memória
Identidade (Psicologia)
Sanches Neto, Miguel, 1965-
Literature
Memory
Identity (Psychology)
Sanches Neto, Miguel, 1965-
Data do documento: 28-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LUZ, Thais Fernanda Rodrigues da. Memória e identidade no conto “O hóspede secreto” de Miguel Sanches Neto. 2015. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O conto “O hóspede secreto", de Miguel Sanches Neto, apresenta uma moça da cidade, que evoca por meio de uma imagem-lembrança (o galo de penas marrons) um elo com a infância. Tal acontecimento, por curto tempo, possibilita uma reconquista do mundo perdido; transitar pela memória, visualizar novamente o passado, é uma representação ao resgate da sua verdadeira identidade, embora ela saiba que o canto do galo é apenas a verossimilhança e reconhecimento da infância, e que ele não trará de volta os elementos do campo e os pais já mortos. O objetivo deste artigo é analisar o conto sob a ótica das reflexões sobre memória, tendo como base reflexões teóricas de Agostinho (1999), Le Goff (1994), Bergson (1999), Bosi (1994), Nora (1993) e Pollak (1992). Busca-se compreender quais são as evidências, no conto, que estabelecem a memória como formadora de identidade.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18901
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IJ_2016_08.pdf420,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.