Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18873
Título: O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como possibilidade no ciclo interdisciplinar
Autor(es): Paulo, Rodrigo
Orientador(es): Silveira, Ana Paula Pinheiro da
Palavras-chave: Textos
Alfabetização
Leitura
Escrita
Histórias em quadrinhos
Texts
Literacy
Reading
Writing
Comic books, strips, etc
Data do documento: 19-Mar-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PAULO, Rodrigo. O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como possibilidade no ciclo interdisciplinar. 2016. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Nesse trabalho refletiremos sobre o trabalho em sala de aula com leitura e escrita, como um dos grandes desafios do nosso século frente a alunos nativos digitais. O mesmo traz o embasamento teórico para trabalhar o ensino da língua portuguesa à luz das ideias do multiletramento elaborado pelo Grupo de Nova Londres, 2006 [2000/1996] no ambiente escolar, organizado e sistematizado em uma sequência didática como proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), focado na produção de HQs por alunos do Ciclo Interdisciplinar utilizando de forma conjugada a prática pedagógica as NTIC, através dos programas HagáQuê e Toondoo, extrapolando assim, o ambiente da sala de aula. Tais experiências possibilitaram o uso dos múltiplos letramentos focado no ensino da língua.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18873
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_ID_2015_12.pdf594,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.