Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18868
Título: Multriletramento e humor: uma análise do blogTumblr uma feminista cansada
Autor(es): Souza, Amanda Caroliny Sales de
Orientador(es): Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Palavras-chave: Blogs
Feminismo
Humor (Psicologia)
Ironia
Crítica - Aspectos sociais
Feminism
Mood (Psychology)
Ironia
Criticism - Social aspects
Data do documento: 22-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Amanda Caroliny Sales de. Multiletramento e humor: uma análise do blogTumblr uma feminista cansada. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa analisa o blog-tumblr Uma Feminista Cansada, a fim de observar de que forma os autores de textos com teor humorístico tratam de assuntos sérios, além de servirem como ferramentas para a denúncia e a crítica sociais. Em um primeiro momento, o trabalho busca mostrar diacronicamente o machismo, a violência contra a mulher e as lutas do feminismo durante a história. Em seguida, tem como objetivo abordar a atualidade na internet e principalmente nas redes sociais, mais especificamente no Tumblr, e uma sucinta análise de como o humor aparece nesse Tumblr, mais uma vez servindo como ferramenta catalisadora do humor e da ironia que permeiam os assuntos em pauta nessas páginas da Web. Esta pesquisa teve por objetivo a identificação e análise de algumas postagens retiradas do blog estudado afim de especificamente observar a desigualdade de gênero em nossa sociedade e também como diversas identidades da mulher são caracterizadas na web. Tendo como resultando na auto analise do leitor em relação a seus preconceitos e machismos que ele mesmo possui e muitas vezes propaga.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18868
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELLI_II_2018_03.pdf568,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.