Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18866
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Borges, Shirley Saraca | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:40:56Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:40:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-04 | |
dc.identifier.citation | BORGES, Shirley Saraca. Uma leitura interessante. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18866 | - |
dc.description.abstract | Esta investigación presenta un abordaje teórico-conceptual de la problemática que existe en las escuelas cuanto el desinterese, dificultades que los jóvenes alumnos tienen con relación en el hábito de lectura, principalmente cuando se trata de libros exigidos en vestibulares y ENEM. Presenta conceptos básicos sobre lo que es leer, resultados de investigaciones sobre el índice de analfabetismo y analfabetismo funcional en Brasil, trayectoria del alfabetismo. Como objeto principal tiene la presentación de una metodología incentivadora para que esta dificultad cuanto a la lectura sea minimizada. Por medio de experiencias del docente a abordaje del asunto tiene como foco el “Letramento Literário”. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitores - Reação crítica | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Reader-response criticism | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.title | Uma leitura interessante | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual da problemática que existe nas escolas quanto o desinteresse, dificuldades que os jovens alunos têm com relação ao hábito de leitura, principalmente quando se trata de livros exigidos em vestibulares e ENEM. Apresenta conceitos básicos sobre o que é ler, resultados de pesquisas sobre o índice de analfabetismo e analfabetismo funcional no Brasil, trajetória do letramento. Como objeto principal tem a apresentação de uma metodologia incentivadora para que esta dificuldade quanto à leitura seja minimizada. Por meio de experiências de docentes a abordagem do assunto tem como foco o Letramento Literário. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Naira de Almeida | |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Naira de Almeida | |
dc.contributor.referee2 | Franz, Marcelo | |
dc.contributor.referee3 | Cantarin, Marcio Matiassi | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPLD_2_2018_23.pdf | 806,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.