Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18843
Título: O ethos da negritude: uma análise do discurso sobre a atividade docente de professoras negras
Autor(es): Freitas, Dante Augusto Assis Ribeiro de
Orientador(es): Rohling, Nívea
Palavras-chave: Análise do discurso
Currículos - Educação - São Paulo (Estado)
Negros - Identidade racial
Professores negros
Discourse analysis
Curriculum - Education - São Paulo (Brazil)
Blacks - Race identity
Teachers, Black
Data do documento: 28-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FREITAS, Dante Augusto Assis Ribeiro de. O ethos da negritude: uma análise do discurso sobre a atividade docente de professoras negras. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Os estudos acerca da linguagem preconizam que o indivíduo somente pode ser considerado como tal se estiver posto em interação com o outro, considerando o lugar sócio-histórico no qual está inserido. Isso significa afirmar que a consciência do homem é construída socialmente por intermédio dos postulados da língua. Sendo assim, este trabalho de conclusão de curso tem como entendimento que as ações individuais e coletivas dos sujeitos são constituídas pelos discursos que atravessam a tangibilidade do universo social, i.e., não são passíveis de concretude, mas que dispersam significados que estão para além da materialidade linguística. Um agente discursivo, então, é aquele que age por meio de discursos, sócio-historicamente situados numa dada conjuntura para que os sentidos sejam negociados com o mundo social. Muitas linhas teórico-metodológicas já discorreram sobre o conceito de discurso, mas compreendemos melhor essa noção por meio da Análise do Discurso de linha Francesa e pretendemos contribuir para os estudos do discurso, tentando, pois, compreender como se dão os significados a partir da análise do texto curricular do estado de São Paulo, sob o viés do ethos discursivo do discurso de professores negros que atuam na rede paulista de educação. Para isso, esse estudo tem como referencial teórico o pensamento de Maingueneau (1997); (2008); (2011); (2015) no que diz respeito ao discurso e do ethos, além Silva (2006); (2017) em relação ao conceito de currículo e Amossy (2013) com a contribuição sobre o conceito de ethos. Além disso, teve como percurso metodológico entrevista semiestruturada de modo a cooptar os dados para compreender as tensões entre o currículo unificado para as escolas paulistas e a visão das professoras negras em relação a identidade, entendimento e pertencimento desse mesmo currículo unificado.
Abstract: The studies about language claim that human being only can be considered a social one if he is steped in interaction with the other, considering the social historical place which is inserted. It means that a man consciousness is built socially through the language. Therefore, this paper has as comprehension that coletive and individual action of subjects are build through the discourses wich go through the tangibility of a social universe, in another words, it are not passible of concreteness, but disperse meanings which are beyond of a linguistic materiality. A discoursive agent, so, is those who acts through the discourses social historically located in a conjuncture in order to the meanings are negociated with the social world. Many theoretical-methodological lines have already talked about the discourse conception, although we understand that the better notion is insert in french discourse analyses and we intend colaborate to the studies about the discourse, trying to understand how the meanings from the analysis of the curricular text of state of São Paulo under view of the discoursive ethos of the discourse from black female teachers whose work in paulistas schools of a state os São Paulo. For this, this paper has as theoretical reference the thoughts of a Maingueneau (1997); (2008); (2011); in relation to the discourse and ethos, further on Silva (2006); (2017) in relation to the concept of curriculum and Amossy (2013) with the contribution on the concept of ethos. Furthermore, it had as methodological course interview half structured in order to co-opt the data to understand the tensions among curriculum and the paulistas schools and the overview of a black female teachers concerning identity, understanding and belonging of this same unified curriculum.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18843
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_06.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.