Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18841
Título: Gêneros do discurso: as práticas em sala de aula e o aprimoramento da escrita
Título(s) alternativo(s): Discourse genres: classroom practices and writing improvement
Autor(es): Cunha, Tatiane Morbach da
Orientador(es): Silveira, Ana Paula Pinheiro da
Palavras-chave: Educação - Estudo e ensino
Escrita
Textos
Escolas - Indaial (SC)
Education - Study and teaching
Reading
Texts
Schools - Indaial (SC)
Data do documento: 14-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CUNHA, Tatiane Morbach da. Gêneros do discurso: as práticas em sala de aula e o aprimoramento da escrita. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa apresenta a aplicação e análise da utilização de gêneros textuais em sala de aula, como uma proposta que pode proporcionar o desenvolvimento de práticas letradas por meio do trabalho com gêneros textuais e ampliação da capacidade de leitura e produção textual e reflexão sobre a língua, o que favorece o crescimento cultural, intelectual, social e etc. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com atividades aplicadas numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública do Município de Indaial/SC. O resultado deste trabalho indicou que a turma tinha pouco contato com a escrita e reescrita, principalmente, com o estudo detalhado das dificuldades apresentadas nas produções. Constatou-se que o aprendizado da escrita baseou-se exercícios repetitivos, que priorizam a gramática descontextualizada, leituras e compreensões textuais aleatórias, sem uma sequência didática, baseada na escrita do próprio aluno. Com a aplicação deste projeto, percebeu-se o quanto são fragmentadas as aulas de língua portuguesa exploradas em anos anteriores. O projeto estimulou os alunos a criarem e socializarem sua produção e compreenderem que o mundo está integrado aos textos por eles escritos. Além de apontar novos caminhos para o trabalho com os gêneros em sala de aula como possibilidade de favorecer as práticas de letramento.
Abstract: This research presents the application and analysis of the use of textual genres in the classroom, as a proposal that can provide the development of literate practices through work with textual genres and increase reading ability and textual production and reflection on the language, which favors cultural, intellectual, social and other growth. The methodology used was action research, with activities applied in a 6th grade class of elementary school from a school in the Public Network of the Municipality of Indaial / SC. The result of this work indicated that the group had little contact with the writing and rewritten, mainly, with the detailed study of the difficulties presented in the productions. It was found that the learning of writing was based on repetitive exercises, which prioritize decontextualized grammar, readings and random textual comprehension, without a didactic sequence, based on the student's own writing. With the application of this project, it was noticed how fragmented are the Portuguese language classes explored in previous years. The project encouraged students to create and socialize their production and to understand that the world is integrated with the texts written by them. Besides pointing out new ways to work with the genres in the classroom as a possibility to favor literacy practices.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18841
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLI_2_2018_09.pdf676,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.