Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Suellen El Khouri de
dc.date.accessioned2020-11-23T13:40:20Z-
dc.date.available2020-11-23T13:40:20Z-
dc.date.issued2015-12-05
dc.identifier.citationALMEIDA, Suellen El Khouri de. Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia. 2015. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18833-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectJornais na educaçãopt_BR
dc.subjectLanguage and educationpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectNewspapers in educationpt_BR
dc.titleAnálise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notíciapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma Sequência Didática (SD) elaborada para alunos do Ensino Fundamental II (6ª série), tendo como proposta principal indicar a importância do uso de SD a partir do gênero notícia. A SD foi elaborada tendo como norte, fonte, a esfera jornalística. A SD focaliza, dentro de tal esfera, o gênero notícia (título, lead, corpo) presente em jornais (veiculados pela internet, rádio e TV). O ensino desse gênero justifica-se frente à acuidade desse meio cultural de comunicação e de proliferação da informação e de conhecimento. No trabalho com o gênero “notícia”, enfatiza-se, o modo como formas de diagramação de textos (do gênero notícia) servem para identificar o público-alvo de diferentes jornais e, que a linguagem verbal e nãoverbal nelas utilizada não é imparcial e necessita de interpretações, tais como, suas características, variações, formas e conteúdos imprescindíveis, recobrar informações atualizadas e minudenciadas sobre fatos recentes e de grande repercussão ou sobre temas de interesse do público-alvo do jornal, sua função e finalidade social. As atividades que compõem a SD enquadram-se no eixo de ensino “compreensão e produção de textos escritos e orais”. Espera–se que a SD aqui proposta possa induzir os alunos a identificar os posicionamentos que sustentam os textos trabalhados e estimular outras leituras.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee2Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
dc.contributor.referee3Fagundes, Edson Domingos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecializção em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IO_2015_09.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.