Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18833
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Suellen El Khouri de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:40:20Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:40:20Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-05 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Suellen El Khouri de. Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia. 2015. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18833 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e educação | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Jornais na educação | pt_BR |
dc.subject | Language and education | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Newspapers in education | pt_BR |
dc.title | Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma Sequência Didática (SD) elaborada para alunos do Ensino Fundamental II (6ª série), tendo como proposta principal indicar a importância do uso de SD a partir do gênero notícia. A SD foi elaborada tendo como norte, fonte, a esfera jornalística. A SD focaliza, dentro de tal esfera, o gênero notícia (título, lead, corpo) presente em jornais (veiculados pela internet, rádio e TV). O ensino desse gênero justifica-se frente à acuidade desse meio cultural de comunicação e de proliferação da informação e de conhecimento. No trabalho com o gênero “notícia”, enfatiza-se, o modo como formas de diagramação de textos (do gênero notícia) servem para identificar o público-alvo de diferentes jornais e, que a linguagem verbal e nãoverbal nelas utilizada não é imparcial e necessita de interpretações, tais como, suas características, variações, formas e conteúdos imprescindíveis, recobrar informações atualizadas e minudenciadas sobre fatos recentes e de grande repercussão ou sobre temas de interesse do público-alvo do jornal, sua função e finalidade social. As atividades que compõem a SD enquadram-se no eixo de ensino “compreensão e produção de textos escritos e orais”. Espera–se que a SD aqui proposta possa induzir os alunos a identificar os posicionamentos que sustentam os textos trabalhados e estimular outras leituras. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Maurini de | |
dc.contributor.referee1 | Souza, Maurini de | |
dc.contributor.referee2 | Mandaji, Carolina Fernandes da Silva | |
dc.contributor.referee3 | Fagundes, Edson Domingos | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especializção em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IO_2015_09.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.