Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18828
Título: Linguagem escrita e a educação inclusiva: o ensino da língua portuguesa para surdos nas escolas regulares
Autor(es): Reis, Celso Ronald de Oliveira
Orientador(es): Muniz, Maria Ieda Almeida
Palavras-chave: Estudantes surdos
Ensino
Língua portuguesa
Lingua de sinais
Deaf students
Teaching
Portuguese language
Sign language
Data do documento: 5-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: REIS, Celso Ronald de Oliveira. Linguagem escrita e a educação inclusiva: o ensino da língua portuguesa para surdos nas escolas regulares. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar um quadro da realidade da escola inclusiva e investigar porque existem muitos fracassos escolares de alunos surdos no que se refere à aquisição da língua portuguesa. Baseando-se nas pesquisas de Quadros (2006), Guarinello (2007) e Pereira (2009) tentou-se demonstrar o que é importante para a aquisição da língua portuguesa pelo aluno surdo. Buscou-se, ainda, verificar algumas produções textuais para a compreensão de como é o processo para esses alunos, uma vez que a aquisição do aluno ouvinte difere da aquisição do aluno surdo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18828
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IO_2015_01.pdf528,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.