Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18527
Título: Análise do impacto do fator de dimensionamento do inversor (FDI) em sistemas fotovoltaicos
Título(s) alternativo(s): Impact of the inverter loading ratio (ILR) analysis in photovoltaic systems
Autor(es): Haluche, João Vinicius Piqueras
Orientador(es): Urbanetz Junior, Jair
Palavras-chave: Energia solar
Sistemas de energia fotovoltaica
Inversores elétricos - Performances
Engenharia elétrica
Solar energy
Photovoltaic power systems
Electric inverters - Performances
Electric engineering
Data do documento: 4-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: HALUCHE, João Vinicius Piqueras. Análise do impacto do fator de dimensionamento do inversor (FDI) em sistemas fotovoltaicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Energias Renováveis) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Com o aumento da demanda de energia elétrica no Brasil, está se buscando alternativas de fontes de geração, para assim ser possível atender esta crescente da demanda. Ainda, questões ambientais estão sendo cada vez mais exigentes em função do aquecimento global. Com isso, os projetos e instalações de sistemas fotovoltaicos conectados à rede no Brasil estão crescendo anualmente em níveis acentuados e com isso questões técnicas começam a ser abordadas. Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar o impacto da determinação em projeto do Fator de dimensionamento do Inversor (FDI) nestes sistemas. Dessa maneira, foram levantados os dados de instalação, irradiação no plano do painel e a geração de energia no período de avaliação de seis sistemas fotovoltaicos conectados à rede com FDIs diferentes. Com estes dados levantados, realizou-se a comparação da Performance Ratio dos sistemas afim de verificar qual o impacto que este fator teve na performance destes sistemas. Notou-se que os sistemas com FDI praticamente igual a 1 tiveram os melhores resultados de performance ratio.
Abstract: Com o aumento da demanda de energia elétrica no Brasil, está se buscando alternativas de fontes de geração, para assim ser possível atender esta crescente da demanda. Ainda, questões ambientais estão sendo cada vez mais exigentes em função do aquecimento global. Com isso, os projetos e instalações de sistemas fotovoltaicos conectados à rede no Brasil estão crescendo anualmente em níveis acentuados e com isso questões técnicas começam a ser abordadas. Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar o impacto da determinação em projeto do Fator de dimensionamento do Inversor (FDI) nestes sistemas. Dessa maneira, foram levantados os dados de instalação, irradiação no plano do painel e a geração de energia no período de avaliação de seis sistemas fotovoltaicos conectados à rede com FDIs diferentes. Com estes dados levantados, realizou-se a comparação da Performance Ratio dos sistemas afim de verificar qual o impacto que este fator teve na performance destes sistemas. Notou-se que os sistemas com FDI praticamente igual a 1 tiveram os melhores resultados de performance ratio.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18527
Aparece nas coleções:CT - Energias Renováveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEER_XII_2020_07.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.