Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17677
Título: Aplicação da análise de modos e efeitos de falha (FMEA) para avaliação de situações de riscos no projeto de prevenção de incêndio da casa do estudante universitário (CEU-PR)
Autor(es): Ermenegildo, Ivo Marcelo
Orientador(es): Wiczick, Luciene Ferreira Schiavoni
Palavras-chave: Avaliação de riscos
Prevenção de incêndios
Incêndios
Risk assessment
Fire prevention
Fires
Data do documento: 27-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ERMENEGILDO, Ivo Marcelo. Aplicação da análise de modos e efeitos de falha (FMEA) para avaliação de situações de riscos no projeto de prevenção de incêndio da casa do estudante universitário (CEU-PR). 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O Gerenciamento de riscos, apesar de ser muitas vezes deixada de lado, demonstra ser tão importantes para o sucesso de um projeto quanto às demais atividades do projeto. Ignorá-lo é tornar o projeto vulnerável quando um evento inesperado ocorre. Da mesma forma, com a não realização do gerenciamento de riscos pode-se ignorar problemas potenciais e perder a chance de corrigi-los e mantê-los sob controle. Essa é a melhor forma de mensurar e controlar as incertezas. Nesta monografia, procurou-se adaptar os critérios da FMEA – Análise de Modos e Efeitos de Falha, fundamentados na prevenção de incêndios em uma edificação antiga conforme CSCIP/2011. A metodologia utilizada foi o levantamento qualitativo através da observação in loco e quantitativo com base na revisão bibliográfica sobre a FMEA e no CSCIP/ 2011, elaborando-se uma planilha sua relação probabilidade/impacto que identificou os riscos existentes, classificando em ordem de maior risco quanto à severidade, ocorrência e detecção. Assim, ordenados por prioridades os itens analisados, como o controle de fumaça – exaustão mecânica para o subsolo e os meios de combate a incêndio como os de graus mais elevados de priorização seguidos da detecção, alarme e orientação de abandono e saídas de emergência.
Abstract: The Risk Management despite being often left out proves to be very important to the success of a project and the other project activities. Ignore it is to make the project vulnerable when an unexpected event occurs. Likewise, with the non-realization of risk management can ignore potential problems and miss the chance to fix them and keep them under control. This is the best way to measure and control the uncertainties. In this article, we tried to adjust the criteria of FMEA - Analysis of Failure Modes and Effects, based on preventing fires in an old building as CSCIP 2011. The methodology used was a qualitative survey through on-site observation and quantitative based on literature review of FMEA and CSCIP 2011, developing up a spreadsheet its relation probability / impact of the risks identified and classified in order of greatest risk as the severity, occurrence and detection.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17677
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXVII_2014_17.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.