Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFenerich, Amanda Trojan
dc.date.accessioned2020-11-20T19:42:23Z-
dc.date.available2020-11-20T19:42:23Z-
dc.date.issued2016-05-05
dc.identifier.citationFENERICH, Amanda Trojan. Fatores e nível de estresse no trânsito. 2015. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17577-
dc.description.abstractOne of the roles of an Engineer at Work Safety, within a company, is to recognize, evaluate and provide improvements in stress situations of employees, including stress caused by traffic in the home-work route, since it directly influences the mental and physical health of employees and hence will impact the quality of work. The literature review conducted nationwide, was classified in order to demonstrate the cities where stress in traffic was investigated as well as the professions and the particular method used. The objective of this work consisted of an investigation of the stress factors and level of transit users in Curitiba / PR, during the journey home to work. Therefore, we designed a questionnaire with five blocks of questions related to the factors and stress level, which was distributed online and got participation of 196 respondents. The answers consisted, at first, the characterization of the profile of the sample, being mostly male, between 26 and 60, and post-graduate courses. Also obtained the characteristics of the route home-work, and most realize that car ride, in the morning, with a distance between 5 and 10 km in a time of 15 to 30 minutes. Regarding the traffic stress factors, the human factor is what provides greater frequency of stressed people. And specifically for each factor, the items pressure for time, congestion, lack of respect from other drivers and poor vehicle handling, showed the highest percentage of responses that people get very stressed. Regarding the level of stress, he showed up high on a scale of 0-10, with 73.97% of people with stress level above five points. The degree of stress was compared with groups, with no difference in the average of the genre, and otherwise considering the distance and time traveled. Preventive measures were proposed at the end of the work, considering actions that can be taken individually by the company or else by public agencies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectStress (Psicologia) - Mediçãopt_BR
dc.subjectTrânsito urbanopt_BR
dc.subjectSegurança do trabalhopt_BR
dc.subjectStress (Psychology) - Measurementpt_BR
dc.subjectCity trafficpt_BR
dc.subjectIndustrial safetypt_BR
dc.titleFatores e nível de estresse no trânsitopt_BR
dc.title.alternativeFactors and stress level in transitpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoUm dos papeis de um Engenheiro em Segurança do Trabalho, dentro de uma empresa, consiste em reconhecer, avaliar e proporcionar melhorias em situações de estresse dos funcionários, inclusive o estresse causado pelo trânsito no percurso casa-trabalho, uma vez que isso influencia diretamente na saúde mental e física dos funcionários e, consequentemente, terá impacto na qualidade do trabalho. A revisão de literatura, realizada em âmbito nacional, foi classificada de forma a demonstrar as cidades onde o estresse no trânsito havia sido investigado, bem como as profissões e o método específico utilizado. O objetivo deste trabalho consistiu em uma investigação dos fatores e nível de estresse dos usuários do trânsito na cidade de Curitiba/PR, durante o percurso casa-trabalho. Sendo assim, foi elaborado um questionário com cinco blocos de perguntas relacionadas aos fatores e nível de estresse, que foi distribuído online e obteve participação de 196 respondentes. As respostas obtidas consistiram, em um primeiro momento, na caracterização do perfil da amostra, sendo maioria masculina, entre 26 e 60 anos, e com cursos de pós-graduação. Também foram obtidas as características do percurso casa-trabalho, sendo que a maioria realiza esse percurso de carro, no período da manhã, com uma distância entre 5 e 10km, em um tempo de 15 a 30 minutos. Com relação aos fatores estressores do trânsito, o fator humano é o que proporciona maior frequência de pessoas estressadas. E especificamente em cada fator, os itens pressão pelo tempo, congestionamento, falta de respeito por parte de outros motoristas e má dirigibilidade do veículo, foram os que apresentaram maior porcentagem de respostas que as pessoas ficam muito estressadas. Com relação ao nível de estresse, apresentou-se alto numa escala de 0-10, com 73,97% das pessoas com grau de estresse acima de cinco pontos. O grau de estresse foi comparado com grupos, evidenciando que não existe diferença na média entre o gênero, e caso contrário considerando a distância e tempo percorridos. Medidas preventivas foram propostas ao final do trabalho, considerando ações que podem ser tomadas individualmente, pela empresa ou então pelos órgãos públicos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Romanelli, Egídio José
dc.contributor.referee1Catai, Rodrigo Eduardo
dc.contributor.referee2Matoski, Adalberto
dc.contributor.referee3Hara, Massayuki Mário
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Engenharia de Segurança do Trabalhopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXII_2016_03.pdf2,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.