Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17524
Título: Aplicação da análise preliminar de risco para identificação de riscos ergonômicos nas atividades de professores do ensino fundamental II
Autor(es): Oliveira, Vanessa Reikdal de
Orientador(es): Lemos, Clarice Farian de
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Doenças profissionais
Professores
Avaliação de riscos
Ergonomia
Industrial safety
Occupational diseases
Teachers
Risk assessment
Human engineering
Data do documento: 27-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Vanessa Reikdal de. Aplicação da análise preliminar de risco para identificação de riscos ergonômicos nas atividades de professores do ensino fundamental II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A docência é uma profissão antiga e que vem perdendo seu prestígio devido à desvalorização da carreira e problemas de saúde e segurança do trabalho a que está submetida, sendo considerada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) uma atividade de risco. Tais dificuldades trazem, como consequência, doenças ocupacionais e afastamentos. Este estudo objetivou identificar alguns distúrbios ergonômicos a que os professores sofrem e recomendar meios de minimizar os riscos encontrados. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica e a aplicação da Análise Preliminar de Risco (APR) em professores do Ensino Fundamental II. Foram encontrados 15 riscos diferentes para a função, como, por exemplo, dores musculoesqueléticas, varizes, lombalgia e LER/DORT. Sendo os riscos osteomusculares no ombro do braço dominante, como síndrome do manguito rotatório, e doenças de laringe e das cordas vocais, considerados os mais críticos. A APR demonstrou ser uma importante ferramenta para identificação dos riscos ergonômicos, possibilitando, assim, alertar sobre os principais problemas de saúde inerentes às atividades de professor do Ensino Fundamental II.
Abstract: Teaching is an old profession and has been losing its prestige due to the devaluation of the career and health and safety problems of the work to which it is submitted, being considered by the International Labor Organization (ILO) a risk activity. Such difficulties lead, as a consequence, to occupational diseases and withdrawals. This study aimed to identify some of the ergonomic disorders that teachers suffer and to recommend ways of minimizing the risks involved. The methodology used was a bibliographic research and the application of the Preliminary Risk Analysis (APR) in elementary school teachers II. There were 15 different risks to the function, such as musculoskeletal pain, varicose veins, low back pain and LER/DOR. The osteomuscular risks in the shoulder of the dominant arm, such as rotator cuff syndrome, and laryngeal and vocal cord diseases, are considered the most critical. APR has been shown to be an important tool for identifying ergonomic risks, thus making it possible to alert about the main health problems inherent to the activities of elementary school teachers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17524
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXVII_2019_41.pdf406,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.