Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17501
Título: Avaliação do ambiente de trabalho em uma secretaria municipal
Autor(es): Roque, Arthur Augusto Costa
Orientador(es): Nagalli, André
Palavras-chave: Acidentes de trabalho - Prevenção
Segurança do trabalho
Serviços municipais
Ergonomia - Analise
Industrial accidents - Prevention
Industrial safety
Municipal services
Human engineering - Analysis
Data do documento: 27-Abr-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROQUE, Arthur Augusto Costa. Avaliação do ambiente de trabalho em uma secretaria municipal. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.
Resumo: A segurança do trabalho é a ciência que estuda as possíveis causas de acidentes durante a atividade laboral do trabalhador. A principal ferramenta legal é a Portaria nº 3214/78 que estabelece Normas Regulamentadoras para a Segurança e Medicina do Trabalho. O presente trabalho visa, através da observação e entrevistas informais com servidores, realizar um diagnóstico que possa servir de orientação para a elaboração do PPRA e Analise Ergonômica do Trabalho - AET de uma secretaria de Prefeitura Municipal, que atua na área de obras, infraestrutura e meio ambiente. Com a metodologia utilizada foi possível detectar a exposição dos trabalhadores a diferentes riscos ambientais em todas as áreas observadas, podendo citar a falta de disponibilização de EPI, EPC, falta de orientação em relação aos possíveis acidentes, desorganização de materiais, iluminação deficitária e ocorrência de doenças ocupacionais em virtude da exposição a riscos. O diagnóstico realizado e as medidas preventivas propostas servem, portanto, como uma ferramenta para o planejamento estratégico da secretaria municipal, visto que a Secretaria se encontra no estágio 02 de maturidade para a execução de programas de Segurança em Saúde do Trabalho (SST), apontando que a Secretaria tem suas ações de segurança orientadas pelo SESMT e um TAC assumido junto ao Ministério Público para elaboração de PPRA e AET.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17501
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXVII_2019_06.pdf501,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.