Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17277
Título: Projeto de implementação de rede local hierárquica no câmpus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Autor(es): Franco, Fabian Maurice Malheiros
Orientador(es): Carvalho, Fabiano Scriptore de
Palavras-chave: Redes de computadores
Redes locais de computadores
Análise de redes (Planejamento)
Computer networks
Local area networks (Computer networks)
Network analysis (Planning)
Data do documento: 6-Out-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FRANCO, Fabian Maurice Malheiros. Projeto de implementação de rede local hierárquica no câmpus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2012. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Neste trabalho são tratados os principais conceitos teóricos envolvidos em redes de computadores e redes de computadores hierárquicas. São enumerados problemas encontrados em uma rede não segmentada, bem como o modo de funcionamento de uma rede segmentada por VLAN e suas vantagens. Os modos de configuração dos equipamentos envolvidos em um projeto real também são demonstrados. Como objetivo principal, o trabalho apresenta uma proposta de uma rede hierárquica para o ambiente de rede da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa. A proposta da rede é descrita em detalhes e envolve a criação de VLANs, roteamento, configurações de endereçamento e ACLs. Todos os comandos envolvidos na configuração são apresentados a partir de um ambiente simulado em Software.
Abstract: This paper addressed the main theoretical concepts involved in computer networks and computer hierarchical networks. Problems encountered are listed in a non-segmented network, as well as the mode of operation of a segmented network and VLAN by its advantages. The configuration modes of the equipment involved in a real project are also demonstrated. As a main objective, the paper presents a proposal of a hierarchical network to the network environment of Federal Technological University of Paraná, Campus Ponta Grossa. The proposed network is described in detail and involves creating VLANs, routing, addressing and settings ACLs. All configuration commands involved are presented from a simulated environment on Software.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17277
Aparece nas coleções:CT - Configuração e Gerenciamento de Servidores e Equipamentos de Redes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GESER_II_2012_15.pdf791,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.