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dc.creatorGenari, Giuliana
dc.date.accessioned2020-11-20T18:31:30Z-
dc.date.available2020-11-20T18:31:30Z-
dc.date.issued2018-05-14
dc.identifier.citationGENARI, Giuliana. O espectador modelo para o diretor de arte no filme “O labirinto do fauno”. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17207-
dc.description.abstractThe main objective of this research is to discuss the relationship between the model reader and artistic (literary) response under the theoretical proposal of Umberto Eco, in Six Walks Through the Forest in the Fiction.These concepts are applied to the universe of the cinema, with the model spectator and art direction. This transposition uses as a corpus of research the film Pan’s Labirynth, by Guillermo del Toro, which awarded Eugenio Caballero with the Oscar for Best Art Director. From the point of view of the themes described by Eco, we translated into the reality of the film and explored the possible spectators that Caballero pointed out, directly or indirectly, in creating of the concept of the art of the film.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDireção de artept_BR
dc.subjectEco, Umberto, 1932-2016pt_BR
dc.subjectLeitores - Reação críticapt_BR
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectArt directionpt_BR
dc.subjectReader-response criticismpt_BR
dc.subjectVisual perceptionpt_BR
dc.titleO espectador modelo para o diretor de arte no filme “O labirinto do fauno”pt_BR
dc.title.alternativeThe model spectator for the art director in the film “Pan’s Labirynth”pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como principal objetivo discutir a relação entre o leitor-modelo e recepção artística (literária) sob a proposta teórica de Umberto Eco, em Seis Passeios Pelo Bosque da Ficção (1993), transpondo esses conceitos ao universo do cinema, com o espectador-modelo e direção de arte. Essa transposição utilizacomo corpus de pesquisa o filme O Labirinto do Fauno (2006), de Guillermo del Toro, que premiou Eugenio Caballero com o Oscar de Melhor Diretor de Arte. Sob a ótica dos temas descritos por Eco, traduzimos para a realidade do filme e exploramos os possíveis espectadores a que Caballero apontou, direta ou indiretamente, ao criar o conceito de arte do filme.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee2Landal, Simone
dc.contributor.referee3Silva, Amabilis de Jesus da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Cenografiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIApt_BR
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