Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorScoton, Juliane Brito
dc.date.accessioned2020-11-20T18:31:11Z-
dc.date.available2020-11-20T18:31:11Z-
dc.date.issued2014-12-15
dc.identifier.citationSCOTON, Juliane Brito. A tipografia como elemento cenográfico. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17188-
dc.description.abstractThis article aims to present and discuss the possible usage of typography within the theatrical set design. Its development is traced by research on the history of typography, its use and its relationship with the arts, so that its function can be understood. Then, typography is studied in the theatrical context, where the word is more commonly spoken than written; and, finally, we propose a case-study of the play Amorfo, in which the aforementioned use of typography is explored, showing that its presence on scenery can help contextualize the narrative, the interpretation of the work, and that it interacts directly with the play.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectTeatros - Cenografia e cenáriospt_BR
dc.subjectPrática tipográfica - Layoutpt_BR
dc.subjectGraphic design (Typography)pt_BR
dc.subjectTheaters - Stage-setting and scenerypt_BR
dc.subjectPrinting, Practical - Layoutpt_BR
dc.titleA tipografia como elemento cenográficopt_BR
dc.title.alternativeTypography as a scenic elementpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo apresentar e discutir os possíveis usos da tipografia no âmbito da cenografia teatral. Seu desenvolvimento é traçado por uma pesquisa bibliográfica sobre a história da tipografia, seus usos e sua relação com as artes, para que seja possível compreender sua função; em seguida, é estudada a tipografia no contexto teatral, em que a palavra é mais comumente falada do que escrita; e, por fim, é proposto o estudo de caso da montagem Amorfo, no qual este uso é explorado, comprovando que a presença da tipografia na cenografia pode auxiliar na contextualização da narrativa, na interpretação da obra e que interfere diretamente na dramaturgia.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Amábilis de Jesus da
dc.contributor.referee1Silva, Amábilis de Jesus da
dc.contributor.referee2Scheffler, Ismael
dc.contributor.referee3Castro, Ivone Terezinha de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Cenografiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Cenografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CENOG_II_2015_07.pdf562,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.