Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16650
Título: Controle de qualidade de embalagens utilizadas em abatedouro frigorífico
Autor(es): Guimarães, Crislayne Maria dos Santos
Orientador(es): Bittencourt, Juliana Vitoria Messias
Palavras-chave: Controle de qualidade
Alimentos - Embalagens
Matadouros
Frigoríficos
Quality control
Food - Packaging
Slaughtering and slaughter-houses
Cold storage
Data do documento: 16-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GUIMARÃES, Crislayne Maria dos Santos. Controle de qualidade de embalagens utilizadas em abatedouro frigorífico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: A embalagem tem por finalidade a proteção dos alimentos contra agentes químicos, físicos e biológicos oriundos dos meios externos, facilitar o transporte, comunicar e informar ao consumidor o modo de preparo, composição, etc. Não se apresentar como fonte de contaminação ao alimento e auxiliar na conservação do alimento. As embalagens utilizadas para abrigar os gêneros alimentícios podem ser das mais variadas composições, porém as mais utilizadas para o acondicionamento de carne de aves são as plásticas e celulósicas devido suas propriedades intrínsecas. A carne de ave é considerada altamente perecível devido sua composição, por isto as embalagens empregadas nestes alimentos precisam ser de boa qualidade não interferindo negativamente na qualidade e segurança do alimento. A implementação de um efetivo controle de qualidade auxilia na detecção de não conformidades que possam colocar em risco a saúde do consumidor e o cumprimento das especificações dos materiais. O presente trabalho foi realizado em um Abatedouro Frigorífico situado na região dos Campos Gerais onde o controle de qualidade é aplicado nos materiais por lotes. Os dados obtidos a partir das análises realizadas nos materiais por lote, caracteriza-os quanto ao atendimento frente as especificações estabelecidas pelo Abatedouro, os resultados das análises caracterizam os lotes de materiais em aptos para o acondicionamento de carne de ave e quando é detectado algum desvio nas etapas do controle de qualidade são reprovados. A partir das avaliações pode-se afirmar que não houve lotes de embalagens recebidos que apresentaram riscos ou contaminações de origem física, química e microbiológica. Os materiais que por ventura poderiam vir a comprometer a qualidade do produto final (embalagens danificadas) foram detectadas pelo controle de qualidade no recebimento. Houve presença de embalagens classificadas em “Falhas de impressão” demonstrando que a identidade visual da marca (cores) e as informações contidas nestes materiais não atendiam as especificações. Por fim foram apontados lotes reprovados na etapa de conferencia do registro do rótulo. Este cenário demonstra a importância do controle de qualidade no recebimento de embalagens frente aos órgãos públicos pertinentes, na promoção e prevenção a saúde do consumidor, garantir que as especificações estabelecidas sejam cumpridas e manter a identidade visual da marca.
Abstract: No abstract.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16650
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COALM_2019_1_03.pdf594,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.