Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15744
Título: Comparativo de custos dos processos construtivos steel frame e convencional na região de Toledo-PR
Autor(es): Rosario, Talita Gadens do
Orientador(es): Bressiani, Lucia
Palavras-chave: Construção civil - Estimativas
Fundações (Engenharia)
Aço - Estruturas
Building - Estimates
Foundations
Steel, Structural
Data do documento: 6-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: ROSARIO, Talita Gadens do. Comparativo de custos dos processos construtivos steel frame e convencional na região de Toledo-PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: No Brasil, a construção a partir do método convencional (concreto armado e alvenaria) ainda é a predominante. Porém, novos sistemas vêm sendo implantados, com o objetivo de tornar as construções mais racionalizadas. Nesse sentido, pode ser destacado o Light Steel Frame, que é um sistema construtivo industrializado que emprega perfis de aço galvanizado na sua estrutura, sendo utilizado em larga escala em vários países desenvolvidos. Por ser executado de maneira rápida e prática, com geração de pequena quantidade de resíduos, a utilização do método também tem aumentado nacionalmente. A literatura sobre o sistema apresenta as principais vantagens proporcionadas, porém, ainda restam dúvidas sobre as diferenças em termos de custos. Em meio a isso, esta pesquisa buscou estudar os custos da construção Light Steel Frame para a região de Toledo-PR, através de um comparativo para uma mesma edificação, considerando o sistema convencional e o Light Steel Frame. Foi elaborado o orçamento detalhado para as duas situações, que permitiu verificar os custos por etapa e ainda, por meio de curva ABC, separar os insumos e verificar quais deles foram mais representativos. Como conclusão geral, obteve-se para o orçamento em Light Steel Frame um valor 23% mais alto do que o orçamento convencional. Também foram verificadas as principais características que influenciaram no resultado.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15744
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
comparativocustosprocessosconstrutivos.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.